UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Curso: Pós Graduação em Ciência da Computação
Disciplina: Visão Computacional

Sala 2029 ICEx, segundas e quartas, das 11:10h às 12:50h
1º Semestre de 2007

Professor: Mario Fernando Montenegro Campos (mario@dcc.ufmg.br)
Monitor: Vilar Camara Neto (neto@dcc.ufmg.br)

Plano de Curso

Objetivo

O objetivo principal deste curso é prover uma visão panorâmica da área e dos fundamentos de visão computacional e suas aplicações. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar os principais problemas e paradigmas, bem como as principais metodologias, algoritmos e heurísticas normalmente utilizados em Visão Computacional. A abordagem utilizada para se alcançar esse objetivo baseia-se, fundamentalmente, em utilizar o ferramental teórico na implementação de soluções para problemas reais, em particular, na realização de um trabalho específico a ser desenvolvido ao longo do semestre.

Pré-requisitos

Conhecimento básico de álgebra linear, cálculo, análise numérica e física. Conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação (Matlab ou C, de preferência).

Descrição do Curso

Este é um curso introdutório em visão computacional, onde os principais problemas serão apresentados juntamente com técnicas clássicas para sua resolução. Inicialmente será apresentado o processo básico de captura e processamento de baixo nível da imagem. Ao processamento da imagem segue-se a identificação de características que venham a auxiliar na obtenção da forma espacial dos objetos na cena. Pontos relevantes de outras disciplinas como óptica, processamento digital de imagens, reconhecimento de padrões, belas artes, computação gráfica, psicofísica, psicologia e neuro-fisiologia também serão discutidos.

Alguns princípios básicos para resolução de problemas em inteligência artificial, focalizando nas áreas de compreensão de imagens e robótica serão apresentados. Entretanto, não se trata de um curso introdutório de IA e portanto conhecimento prévio desta área não será necessário. Os tópicos a serem cobertos incluem:

  • Representação de imagem/forma/objeto;
  • Várias técnicas para recuperação de formas 3D;
  • Arquiteturas de visão e paralelismo.

Programa do Curso

O curso seguirá, aproximadamente, a seguinte estrutura baseada no livro de Trucco e Verri:

  1. Visão geral, história e introdução à visão computacional;
  2. Imagens Digitais;
  3. Ruído na Imagem;
  4. Características na Imagem;
  5. Calibração de Câmeras; Estereópse.
  6. Tópicos em Movimento, Shape-from-X, Reconhecimento e Localização.

Avaliação

O aproveitamento do aprendizado do aluno será medido por meio de exercícios, uma prova e principalmente um trabalho prático que será desenvolvido ao longo do semestre com relatórios e apresentações intermediárias, um artigo e apresentação final dos resultados. A distribuição de notas será a seguinte:

Quantidade Total
Exercícios 4 20%
Prova 2 40%
Trabalho Prático 1 40%

Exercícios deverão ser entregues pelo aluno na data marcada, no início da aula. A nota será reduzida de 10% do valor total para cada 24 horas de atraso na entrega.

O trabalho prático será divido nas seguintes etapas:

  1. Definição do tema
  2. Revisão Bibliográfica
  3. Metodologia a ser adotada
  4. Planejamento dos experimentos
  5. Resultados preliminares
  6. Artigo
  7. Apresentação
  • Cada etapa deverá ser disponibilizada na página www do aluno. A página deverá conter um link para um arquivo denominado primeiro_nome_do_aluno.zip.
  • A revisão bibliográfica deverá ser discutida criticamente, e não apenas conter menções a artigos. O arquivo .bib deverá estar disponível na página.
  • O artigo deverá ser escrito utilizando o LaTeX, e deverá ter 15 páginas no formato de submissão do Sibgrapi.
  • As apresentações serão realizadas ao final do semestre, em data a ser agendada, e serão de 15 minutos com 5 minutos para perguntas.

Referências Bibliográficas

  • Emanuele Trucco and Alessandro Verri, Introductory Techniques for 3-D Computer Vision, Prentice Hall, New Jersey, 1998.
  • David A. Forsyth and Jean Ponce, Computer Vision - A Modern Approach, Prentice Hall, New Jersey, 2003.
  • B.K.P. Horn, Robot Vision, MIT Press, 1986.
  • Dana Ballard and Christopher Brown, Computer Vision, Prentice Hall, 1982.
  • K. R. Castleman, Digital Image Processing, Prentice Hall, 1979.
  • Rafael C. Gonzalez and Richard E. Woods, Addison Wesley, Reading, 1992.
  • Stuart Russel and Peter Norvig, Artificial Intelligence - A Modern Approach, 2nd. Edition, Prentice-Hall, New Jersey, 2003.
cursos/visao/2007-1/planodecurso.txt · Última modificação: 2007/03/05 16:18 (edição externa)