Competição
===== Novo: Estratégia =====
- Pegar os blocos da nossa parte do campo e esperar dentro da base protegendo estes blocos e também o segredo.
- Pegar os blocos do inimigo e voltar para a nossa base.
- Pegar nossos blocos e ir no território inimigo para pegar seus blocos e depois voltar para a nossa base.
Objetivo
- Trabalhar com diversos tipos de sensores para resolver vários problemas de localização, posição, velocidade, de forma autônoma e em um ambiente que possui algumas características que favorecem o uso desses sensores.
Decisão
- Resolvemos mudar completamente a montagem utilizada nos trabalhos práticos anteriores. Desta vez resolvemos utilizar correia ao invés de “sem-fim” no eixo do motor pois o “sem-fim” estava tirando muita velocidade e torque de nossos motores, que além de diferentes não são muito fortes.
- Então, conseguimos um novo motor com o monitor da matéria (Douglas) que funcionou bem, além disso colocamos menos reduções no nosso robô, o que o deixou mais rápido e proporcionando mesmo torque ou maior que o anterior.
- Utilizamos um algotimo que, à partir do cosseno e seno relativo ao alvo que desejamos, calcula a trajetória que o robô deve seguir para caminhar pela mesa, definindo goal_points que quando executados de forma serial fazem a movimentação completa do robô. Dessa forma o robô não precisa se movimentar em ângulos de 90º pois a potência de cada roda é definida de acordo com o target. Isso irá ajudar na questão de evitar colisão com outros robôs pois o nosso andará fazendo curvas suaves pela pista, percorrendo locais que às vezes os outros robôs nem passarão.
Montagem
- Fizemos um robô mais largo mas ao mesmo tempo o local onde a handyboard se localiza é mais compacto e todos os sensores necessários puderam ser instalados de forma melhor e com espaço.
- Na frente do robô há duas garras, que irão fazer o papel de braços para poder empurrar os blocos da competição sem os perder.
- Foram utilizados dois sensores de toque na frente do robô, um em cada garra (braço) e mais dois sensores, localizados na parte de trás do mesmo.
- Sensores SHAFT-ENCODERS foram instalados no eixo de rotação das rodas.
- Um sensor LDR foi colocado no centro e parte mais baixa do robô para que a luz de START seja percebida de forma correta.
- Dois sensores LDR foram utilizados com vidros que serviram de filtros para as luzes polarizadas, localizadas nas extremidades da mesa de competição, que servem para que o robô possa se localizar no início da partida.
- Abaixo seguem algumas fotos da montagem:
Problemas Encontrados
- Tivemos muita dificuldade em trocar a engrenagem para outro tipo pois queríamos utilizar as rodas pequenas do lego pois as grandes evergam com o peso do robô. Então foi difícil encontrar uma montagem compacta e com pouca redução para que o robô seja rápido e ao mesmo tempo forte.
- As operacoes de ponto flutuante e seno e cosseno dificultaram o cálculo da posição do robô no frame do campo, em tempo real, pois elas exigem cálculos que são pesados para essa HandyBoard, o que fazia alguns pulsos dos encoders serem perdidos.
- Houve dificuldade para se definir alguns parâmetros de ajuste para que o algoritmo de movimentação funcionasse pois a potência dos motores quando muito baixas não conseguem exercer movimento no robô e o mesmo às vezes travava antes de chegar na posição correta.
- Uma das portas da nossa HandyBoard (porta 6) está com problema (descrito no verso da mesma) e, portanto, tínhamos poucas portas análogicas para utilizar, então decidimos por colocar os SHAFT-ENCODERS em portas digitais, pois os mesmos se comportaram bem em tal situação.
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Documentação