Posicionamento por Ponto Preciso

O que é ?

O Posicionamento por Ponto Preciso é uma técnica de posicionamento pós-processado que utiliza de correções nos dados de relógio dos satélites contidos nas mensagens de navegação além de efemérides precisas dos satélites. Usualmente deve esperar algum tempo para que esses dados estejam disponíveis.
Essa técnica nos permite obter posicionamento de ordem submétrica. A acurácia da posição fornecida varia com o tempo de observação além do tipo de receptor utilizado, de uma ou duas frequências.

Receptores do VERLab

  • 1 Frequência - 10x u-blob LEA-6T + 1 Evaluation kit u-blox LAE-6T
  • 1 Frequência - 1x Estação de Referencia TRIMBLE NET-R9

Sistema PPP IBGE

O IBGE-PPP (Posicionamento por Ponto Preciso ou Posicionamento Absoluto Preciso) é um serviço on-line para o pós-processamento de dados GPS (Global Positioning System). Ele permite aos usuários de GPS, obterem coordenadas de boa precisão no Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000) e no International Terrestrial Reference Frame (ITRF). No posicionamento com GPS, o termo Posicionamento por Ponto Preciso normalmente refere-se à obtenção da posição de uma estação utilizando as observáveis fase da onda portadora coletadas por receptores de duas frequências e em conjunto com os produtos do IGS (International GPS Service).
O IBGE-PPP processa dados GPS que foram coletados no modo estático ou cinemático de receptores de uma ou duas frequências. Só serão aceitos dados GPS que foram rastreados após 25 de fevereiro de 2005, pois foi quando o SIRGAS2000 foi adotado oficialmente no Brasil.
Para utilizar este serviço o usuário precisa ter as seguintes informações:

  • Os dados GPS devem estar em formato RINEX ou Hatanaka, preferencialmente comprimidos em WINZIP, GZIP ou TAR-GZIP (o fato do arquivo estar comprimido reduz consideravelmente o tempo de recebimento das informações em nosso sistema). É permitido que haja mais de um arquivo RINEX dentro de um arquivo comprimido, mas os arquivos RINEX ou Hatanaka deverão estar no diretório raiz do arquivo comprimido.
  • Tipo da antena utilizado no levantamento, conforme identificação adotada pelo IGS e o valor da altura da antena em metros referidos ao Plano de Referência da Antena.

O referencial geodésico SIRGAS2000 não difere em nada do WGS84, referencial utilizado no sistema GPS, Google maps e outros aplicativos

200

Como obter dados no formato RINEX

u-blox

Uma vez que se posicionou a antena do GPS no local desejado (modo estático) ou executou-se a trajetória que deseja-se processar (modo dinâmico) e feito o log das mensagens em formato UBX - NMEA, deve-se converter tal arquivo no formato RINEX. Para isso utiliza-se do programa “rtkconv” da biblioteca rtklib. Deve-se adicionar o arquivo salvo além de selecionar nas opções a frequência utilizada (L1). O programa exporta arquivos no formato RINEX que devem ser compactados nos formatos compatíveis e envioados ao sistema PPP-IBGE.

Os receptores u-blox devem estar configurados para transmitir as mensagens: UBX-RXM-RAW e UBX-RXM-SFRB . Veja como em: Como Configurar receptor U-blox

Links Necessários

tutoriais/ppp.txt · Última modificação: 2012/08/17 10:30 por rodrigofrs