Coputer Vision-Based Gesture Recognition For An Augmented Reality Interface

Autores: Moritz Störring, Thomas B. Moeslund, Yong Liu, and Erik Granum

Este artigo propõe uma maneira de reconhecer gestos como apontar para alguma coisa e saber para onde está apontando, “clicando” em alguma coisa ou mesmo reconhecendo a quantidade de dedos que a pessoa está mostrando para a câmera.

O autor faz isso sem nenhum tipo de mecanismo complicado, tais como infra-vermelho ou marcações na cena. Ele utiliza segmentação da mão através de um plano normalizado de cores ao invés de simplesmente transformar a imagem em preto e branco, pois afirma que isso trás complicações na distinção da mesma.

Mostra como é calculado o plano de cores, e como os objetos da imagem passam a ser divididos em grupos, tornando mais fácil a segmentação.

Apresenta alguns problemas devido a utilização de plano de cores, tais como luminosidade, e apresenta algumas restrições ao se analisar os pixeis de forma a reduzir tais problemas.

Em seguida mostra como são calculados a quantidade de dedos que estão sendo mostrados na imagem. Isto é feito analisando a imagem resultante do passo anterior em um plano polar, de onde pode-se ver grandes picos, indicando a quantidade de dedos. Desta forma ele afirma que não importa quais dedos estão sendo mostrados, mais sim a quantidade, tornando o sistema robusto.

Mostra que para indicar para qual objeto um dedo está apontando basta percorrer na imagem, a partir do centro da mão, a reta que liga esta ao primeiro objeto da imagem. Com relação a “clicar” ele analisa 3 imagens consecutivas para capturar tal ação.

Desta forma, os resultados obtidos se mostraram bastante relevantes, com grande redução de processamento, dadas as restrições descritas no artigo.

cursos/visao/2008-1/grupo11/revisao2.txt · Última modificação: 2008/05/27 08:53 (edição externa)