TP 4 - A Prévia

Introdução

O TP4 consiste em montar um robô que esteja apto a participar da competição final. Ou seja, o robô deve ser capaz de capturar bloquinhos e devolvê-los para sua base.

O Robô

Estrutura

O robô utilizado na prévia possui a mesma base do robô criado no TP1 e utilizado nos TPs 2 e 3. Nesse TP, faremos uso dos sensores de seguir linha, de toque, de detecção de luz e do shaft encoder.

Estratégia

A estratégia básica que o robô desenvolverá pode ser explicada nos seguintes passos:

  1. O robô se ordenará, de forma que fique de frente para o campo inimigo;
  2. Ao chegar na linha central, o robô vira para a direita e segue a linha central até bater;
  3. Ao bater, o robô dá ré e vira 90 graus para a direita;
  4. O robô segue a linha lateral direita captruando os blocos que estiverem nessa linha;
  5. Ao bater na parede da base do campo, o robô dará ré, deixando os bloquinhos no banco e irá realizar os passos anteriores, mas agora do outro lado.

Conclusão

Com esse trabalho, preparamos o robô para participar da competição. Não foi uma tarefa fácil, pois houve vários problemas enfrentados ao longo do caimnho, como a perda de dois shaft encoders que pararam de funcionar.

Fotos e Vídeos

Parte de trás Parte da frente
Traseira Parte de baixo
cursos/introrobotica/2008-2/grupo6/trabalho_pratico_4.txt · Última modificação: 2008/12/08 20:55 por introrobg06