Tabela de conteúdos

Competição - Robôs Investidores

Cartaz

Cartaz

Apresentações dos Grupos

Apresentação

Este documento descreve as regras de uma competição entre robôs móveis autônomos construídos como parte do trabalho final da disciplina Introdução à Robótica, oferecida pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG no segundo semestre de 2008. O objetivo da competição é proporcionar ao aluno a experiência de projetar, construir e integrar um sistema robótico complexo funcional, que deve interagir adequadamente com o mundo real (dinâmico e parcialmente estruturado).

Todo o material a ser utilizado na construção dos robôs é fornecido aos alunos, com exceção da “regra dos R$ 50,00”, descrita mais adiante. As funcionalidades básicas que cada robô deverá demonstrar incluem:

  1. Explorar diversas capacidades sensoriais
  2. Controlar corretamente sua velocidade, posição e orientação
  3. Navegar em ambientes estruturados
  4. Coletar objetos de interesse
  5. Executar eficientemente planos/estratégias

Ao final da competição os alunos terão aprimorado seus conhecimentos de robótica em geral, e em particular eletricidade, eletrônica, mecânica, controle e computação e ainda serão capazes de ter uma noção correta da distância entre “abstrações teóricas” e “idiossincrasias do mundo real”.

Motivação

A crise financeira atual que vem arrasando o capital mundial, atingiu também o mundo dos robôs. Os robôs após anos trabalhando e investindo no mercado, estão prestes a perderem tudo. Para que os robôs salvem suas divisas, foram destinadas 10 equipes robóticas para administrar os investimentos e recuperar o dinheiro perdido, o New Deal.

Com os robôs construídos, eles terão a missão de preservar os bons papéis, além de adquirir novos investimentos lucrativos. Cada robô possui sua corretora que pode ajudar na administração dos investimentos.

A Competição

Os robôs serão divididos em 2 grupos de 5 robôs, nesses grupos todos robôs irão enfrentar todos os outros robôs, e ao final o melhor robô de cada grupo irá disputar qual o melhor investidor robótico.

O objetivo de cada robô é conseguir adquirir o maior número possível de investimentos lucrativos. Porém, ele deve tomar cuidado para manter seus bons investimentos, que nesse momento de instabilidade, são o dólar e o ouro. Tais papéis ficam guardados na corretora, porém podem ser adquiridos por outro robô investidor, caso não tome cuidado.

Local da Missão

Base

Luzes Polarizadas

Elenco

O Robô

Estrutura

Controle

Pontuação

Competição

Ao final de todas as partidas, será declarado o “investidor” vencedor da competição de Introdução à Robótica 2008/2 aquele que obtiver a maior lucro na etapa eliminatória e vencer a partida final. Em cada partida, os pontos obtidos por uma equipe são os seguintes:

Partida

Adquirido Robô Base (Cofre) Plataforma (Corretora)
Investimento de Riscos (Real) 1 2 5
Investimento Rentável (Euro) 2 4 10
Investimento Podre (Ação) -2 -4 -8
Bom Investimento 0 0 0
Bom Investimento do Adversário 5 10 20

A regra dos R$ 50,00

Dinâmica de uma partida

A seguir temos um exemplo de uma partida:

  1. As equipes são chamadas para competir.
  2. O lado de cada equipe é sorteado.
  3. O cronômetro é acionado. As equipes têm 60 segundos para calibrar os robôs. A luz de partida permanece apagada durante todo esse período e a luz polarizada acesa. Os blocos estarão à disposição de cada equipe.
  4. É realizado o sorteio da orientação de cada robô.
  5. Um integrante do grupo posiciona o robô conforme a orientação sorteada, após o qual todos os integrantes devem se afastar da mesa. A partir deste momento nenhum contato físico com os robôs é permitido.
  6. Os blocos são posicionados na mesa
  7. O cronômetro é acionado e a luz de partida é acesa.
  8. Os robôs começam a executar suas tarefas.
  9. Após um tempo arbitrário (dependendo do juiz) a luz de partida é desligada.
  10. Após 60 segundos os robôs devem parar qualquer movimento.
  11. É realizada a contagem dos pontos.
  12. Os robôs são retirados de campo.