Voltar para página anterior

Trabalho Prático 4

Objetivo principal

O robô construído para o trablaho prático 4 tem como objetivo trazer os blocos dispostos na mesa da competição para a base, após o sinal de partida.

O Robô

Neste tp4, decidimos remontar totalmente o robô. Surgiu então a idéia de utilizar braços para capturar os blocos. Como a largura do campo supera o limite de 30cm do robô, dividimos cada braço em 2 partes. A primeira parte é movimentada pelo motor Lego. A segunda parte possui uma restrição que possibilita que, quando a primeira parte toque o chão, ela caia em direção ao chão.

Desafios

Durante o processo, encontramos alguns desafios:

  • Fazer com que o robô ande o mais reto possível, já que isso é crucial para o sucesso da estratégia.
  • Abrir os braços enquanto o robô está andando, diminuindo assim o tempo que o robô está vulnerável a contatos com o adversário.
  • Conseguir fazer com que os braços não ultrapassassem o limite de 30cm.

Sensores

O robô utiliza shaft encoders para medir o número de rotações de cada roda. Há um sensor ótico que é utilizado para detectar o acendimento da luz de partida. Também há sensores LDR que são utilizados de maneira diferencial para descobrir a orientação do robô utilizando as luzes polarizadas do campo de competição.

Estratégia Básica

O robô possui dois braços, controlados pelo motor Lego. No início da partida ele irá, primeiro, virar em direção ao adversário e seguir em frente. Em determinado momento, os dois braços serão abertos e então o robô voltará, empurrando os blocos até a base. O robô e seus braços cobrem grande parte da largura do campo, dificultando assim que o adversário pegue o segredo.

Código

Multimídia

1.jpg 2.jpg
3.jpg 4.jpg

Conclusão

Este trabalho prático, por ser voltado para a competição, deu ao grupo uma maior liberdade na criação do robô, oque foi muito interessante, bem como a decisão da estratégia.

cursos/introrobotica/2007-2/grupo1/trabalho_pratico_4.txt · Última modificação: 2007/12/07 15:20 (edição externa)