Página do Grupo 4: Companhia da Gambiarra

O Robô: Joseph Climber CAMPEÃO DA COMPETIÇÃO!!!

Joseph Climber, o homem, a máquina, o mito agora também o campeão.

Introdução

Joseph é um exemplo de perseverança para todos, e prova “viva” de que nunca devemos desistir diante dos obstáculos, pois todos sabem que a vida é uma caixinha de surpresas, e que muitas vezes podemos ficar chateados, desmotivados, sem vontade de cantar uma bela canção… Mas como já diria uma famosa frase popular: POR DEUS esse é Joseph Climber!!! Quem ainda não conhece essa lenda “viva”, veja agora um vídeo da história de Joseph na internet: História verídica de Joseph Climber

Não deixe de ver também dois videos de partidas em que o Joseph resolveu funcionar direito (ele é bastande tímido e funcionou bem em poucas partidas, mas ganhou mesmo assim).

http://www.youtube.com/watch?v=JgtJ3ADy4hg http://www.youtube.com/watch?v=99kxHvp7wHE

E temos certeza que mesmo durante um belo dia de sol em que todo resto dê errado, Joseph Climber poderá ganhar a vida como um feliz e bem sucedido: peso para papéis…

Especificações

Software

O grupo Companhia da Gambiarra é orgulhosamente o único grupo que desenvolveu todo o projeto de software do robô utilizando a técnica POG ou seja Programaçao Orientada a Gambiarras, estilo o qual derivou o nome ao grupo. Este impressionante estilo de programação deu a robustês neceessária para o projeto, aliado a um padrão similar de construção de hardware. A listagem completa do código utilizado pelo robô para a competição e sua descrição será colocada aqui assim que a competição terminar.

Hardware

Joseph compete munido de uma Handyboard que possui como processador o Motorola 68HC11 (2 MHZ 32K de memória), ou seja tecnologia confiável e robusta (especialmente quando se usa threads na programação), 2 motores entítulados carinhosamente de “M1” e “M2” (nunca sabemos qual eh qual), 3 sensores do tipo LDR, 2 encoders, e é claro 2 leds “cintilantes” que além de servir para deixar o fator de luz do robo independente do meio, deixam-o com um aspecto muito mais “irado”.

Montagem

Muitas vezes ridicularizado pelo tamanho de sua parte superior, quando apelidado de “robô-plataforma”, Joseph nunca foi muito chamativo entre os seus “irmãos” e sempre viveu a sombra dos trabalhos práticos. Mas com a montagem de sua nova frente (formato caminhão de lixo) a coisa mudou! Todos os olhos se voltaram para esta nova máquina, que apenas por causa do seu topo “avantajado”, foi possivel transformá-lo nesta “herói levantador de blocos”. A lição nisto tudo? Muito simples: “a vida… é uma caixinha de surpresas!!”.

Criação

A idéia do modelo original de Joseph foi desenvolvida por Guilherme Griffo (nosso lego wizard!) que desde o primeiro encontro já possuia uma base e redução de lego prontas! Coube a Daniel com uma incrível habilidade com fogo (e pequenas músicas aleatórias) utilizar de um termo-retrátil para criar nossos motores m1 e m2. Enquanto isso eu (Gabriel) utilizei da minha (incrivel) habilidade de contar piadas sem graça, pentelhar e ter péssimas idéias, apenas desesperava pois nosso handy board não funcionava… mas isso foi resolvido. Com a handy board funcionando, uma nova reforçada versão de Joseph, nosso robô ganhava “vida” com o ainda experimental nome de “Pirata Natalino” (idéia minha claro!!). Finalmente foram feitas as medidas e finalizações na construção de Joseph, além de decidir os nomes oficiais para o robô e o grupo.

Após uma série de trabalhos práticos Joseph foi modificado inúmeras vezes, recebeu sensores e encoders, tornando-o cada vez mais robusto. No final foi necessária uma nova montagem para a prévia da competição, tinhamos de ter um modelo que carregasse blocos. Daí surgiu a idéia de uma “porta” que regularia a entrada de blocos. Mas feita a entrada, verificamos que ela podia ser útil também para levantar blocos, assim mudamos o modelo da frente do robô, adaptando a nova idéia. Assim foi criado o modelo final de Joseph Climber.

Apresentação da Competição

Código

Finalmente o código utilizado pelo robô no campeonato (lembre-se, está todo escrito em POG): Código

Trabalhos Práticos

Sobre o Grupo Companhia da Gambiarra

Contato

Guilherme Griffo Goes - 2003015951 - ENG. CONTROLE E AUTOMAÇÃO Email: griffo_goes@yahoo.com.br Richard Maxwell Pereira - 2002040537 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Email: maxwelldurden@gmail.com Trancou matrícula - (sorte dele n teve de aguentar agente por 4 meses!!!!)

Daniel Polatscheck de Abreu - 2002015907 - ENG. CONTROLE E AUTOMAÇÃO Email: polabre@uol.com.br

Gabriel Caires Silva - 2004047172 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Email: gabrielc@dcc.ufmg.br


Pagina em construção…

cursos/introrobotica/2006-2/grupo4/index.txt · Última modificação: 2006/12/11 20:44 (edição externa)