A Component-based Architecture for Vision-based Gesture Recognition

Autores: Farhad Dadgostar, Abdolhossein Sarrafzadeh Resumo

Este artigo apresenta uma técnica para realizar o desenvolvimento de um sistema de visão computacional que reconheça gestos humanos. Ao contrário de outras técnicas, este sistema não utiliza nenhum aparelho especifico como luvas digitais ou marcas no corpo para auxiliar no reconhecimento dos gestos. A técnica apresentada possui três partes: detecção, rastreamento e reconhecimento dos gestos.

A primeira parte do sistema consiste na detecção da pele. Através do uso de algoritmos de segmentação, são detectados na imagem aqueles pixels que correspondem a pele.

Depois de detectar as regiões onde se apresentam a pele do ser que está interagindo com o sistema, se inicia a segunda parte da técnica. Um algoritmo de rastreamento é utilizado para rastrear o centro de massa daquela superfície de pele. Computacionalmente, o algoritmo de Mean-Shift foi apresentado como o mais eficiente para esta tarefa.

A última parte dessa técnica consiste em um sistema de interpretação de gestos. Ele recebe uma seqüência de coordenadas mostrando a posição do objeto de interesse no tempo. Então essa seqüência é comparada com um padrão desejado e assim é realizado o seu reconhecimento.

cursos/visao/2008-1/grupo11/resumo.txt · Última modificação: 2008/05/27 08:44 (edição externa)