Robocop with Controllers
Depois de momentos de descontrole, Robocop retorna com seus controles apurados, melhorando sua performance para aniquilar seus inimigos, controladamente!
Missões e Objetivos
Realizar as tarefas que envolvem Shaft Encoders, sensores ópticos e de toque.
Necessidades
Instalação dos sensores: de toque, óptico (para identificação da luz), de identificação de paredes (óptico) e shaft encoders; e criação de algoritmos para correta utilização destes sensores.
Reunião 1
Idéias e Decisões
- Decisão das localizações dos sensores;
- Marcar nova reunião para testes do algoritmos construídos.
Estado do robô após a reunião
Incapaz de realizar as tarefas designadas.
Reuniões 2 e 3
Com os algoritmos elaborados, iniciou-se a fase de testes dos sensores, já que estes estão corretamente instalados no robô (ver fotos, abaixo).
Problemas
- Alguns algoritmos com certas deficiências.
Idéias e decisões
- Observou-se que no livro[1] haviam informações sobre os algoritmos de Wall Following with Gentle Turn e os que utilizam shaft encoder;
- Dificuldade na interpretação dos algoritmos que utilizam os shaft encoders;
- Mudança do algoritmo de wall following e de identificação de parede (através dos sensores de toque) para correção de algumas deficiências.
Estado do robô
Realiza grande parte das tarefas corretamente, faltando apenas a de shaft encoder.
Reunião 4
Nesta última reunião, compreendeu-se o uso correto dos shaft encoders e criou-se o algoritmo para realização da tarefa relacionada a este controlador.
Idéias e decisões
- Decidiu-se conectar os shaft encoders nas portas digitais, já que a biblioteca do Interactive C (encoder.c) implementa as funções relacionadas a estes controladores.
Estado do robô
Executando todos as tarefas.
Conclusão
Após a realização deste trabalho prático, o grupo conseguiu compreender o funcionamento dos shaft encoders e das técnicas básicas de controle e colocá-los em prática no Robocop. Além disso, o grupo aprimorou o conhecimento sobre os sensores ópticos (já utilizados em trabalhos anteriores) e familiarizou-se com os sensores de toque. Dessa forma, o grupo cumpriu com os objetivos propostos por este trabalho prático.
Fotos
Abaixo se encontram as fotos das localizações dos sensores de toque, ópticos e shaft encoders.
Na foto acima, observe que os shaft encoders possuem leituras muito próximas (mesmo número de pulsos) para um determinado tempo de movimento, o que comprova que o controle das potências dos motores foi realizada com sucesso através da monitoração dos shaft encoders.
Vídeos
Abaixo se encontram os vídeos em que Robocop realiza a tarefa de seguir em linha reta utilizando os shaft encoders, para comprovar o bom funcionamento dos sensores e algoritmo. Robocop Ação com Shaft Encoders
Arquivos
Relatório TP3
Referências
[1] MARTIN, Fred G. Robotic Explorations. New Jersey: Prentice Hall, 2001.