Tabela de conteúdos
Grupo 4 - MoU - Masters of Universe!
TP0: Gato Guerreiro!
Idéias / Experiências
- … Eis que surge a segunda (a primeira foi o nome do grupo ) idéia: Um robô quadrúpede.
Um cachorro…? Não… É amigo, mas às vezes não é muito esperto…
Um gato…? Não… Também não… É mais esperto, mas não traz muita confiança…
Mas e se… Fizéssemos uma mistura disso tudo? Um robô que fosse esperto e que transmitisse confiança ao mesmo tempo!
…Ahá! Eis que surge ele… O I-NI-GUA-LÁ-VEL Gato Guerreiro!
Oops… Não esse… Mas esse aqui ó:
… Versão com engrenagens
Este foi o primeiro trabalho prático desenvolvido pela equipe para a disciplina de Introdução a Robótica. O objetivo era construir um robô que se locomovesse sem utilizar rodas e/ou esteiras.
- Idéias:
- As patas. Foi a primeira coisa que fizemos! Seguindo o livro 'Art of Lego Design', ficamos surpresos ao perceber a engenhosidade da 'perna' que lá ensinava a fazer. Adotamos de primeira!
- Queríamos que o robô levasse consigo a caixa de pilhas e, para isto, fizemos uma caixa (chassi) que tentasse suportar o peso da mesma.
- A construção do chassi ficou boa:
- Quando colocamos a caixa de pilhas, ficou muito resistente!
- … Mas quando colocamos pilha na caixa de pilhas, o chassi não aguentou
.
- Fizemos alguns pequenos reforços, construimos presilhas (veja no detalhe da foto abaixo) e então conseguimos uma base digna de um Defensor do Universo.
- Colocada a caixa de pilha (conectada ao motor), o próximo problema seria a geração de torque. Tentamos colocar uma pequena engrenagem conectada à uma haste preta e e então já transmitir o movimento para as engrenagens das patas diretamente: Ficou muito rápido! Era necessário fazer uma redução!
- A redução foi feita utilizando o 'pinhão'. Mas preciávamos de uma caixa de engrenagens para transmitir às patas.
- A caixa de engrenagem foi feita: Ao todo eram 8! Estava bem bonito, e chegamos nesse número para tentar acabar com o 'tec-tec-tec-tec…' que aparecia sempre que o motor era ligado (leia-se: engrenagem espanando pinhão).
- Alguns testes depois, e o tec-tec-tec parou!
- Não, voltou.
- Parou.
- Não… Voltou.
- Eita! Tinhamos que agir… Desse jeito não estava dando. As engrenangens criavam pequenas folgas, que eventualmente-casualmente-quase-nunca-mas-algumas-vezes-sim espanavam o pinhão e o Gato Guerreiro virava o Pacato. A unica foto da caixa que temos é esta, e nesse momento, o Gato Guerreiro sofre mais uma cirurgia de emergência. Parte da caixa de engrenagens foi removida…
- Trocamos a caixa de engrenagens por uma engrenagem (Maior que as primeiras, o que ajudou um pouco mais na redução). Pronto! Agora sim… Um verdadeiro Defensor do Universo. O Detalhe do encaixe (pinhão-engrenagem) pode ser visto no detalhe da foto abaixo:
- Tudo bem… Ele andava legal… Mas falta um ritmo… Foi então que tivemos a idéia de colocar um som no Gato Guerreiro. Ele vem equipado com um suporte-celular. Faremos a inauguração do suporte na quinta-feira.