Estrutura e Controle: Desenvolva um robô apenas com peças do kit Lego (incluindo as rodas) e dois motores. Esse robô será controlado apenas pela HandyBoard.
Menu: Todas as tarefas devem ser acessadas facilmente por meio de um menu, do potenciômetro e dos botões. A usabilidade dessa interface será avaliada.
Erros de translação e rotação: Para auxiliá-lo nessas tarefas, crie um dispositivo que levante e abaixe uma marcador (pincel atômico, marcador de quadro branco, caneta hidrográfica, etc.) sobre uma cartolina ou papel, no qual o robô trafegará (lembre-se de levar um idêntico para a apresentação). Dessa forma as trajetórias ficarão claramente marcadas e poderão ser medidas e verificadas com maior facilidade e precisão.
Calibração: para determinar a distância percorrida ou o ângulo de rotação em função do tempo de acionamento dos motores, realize uma “calibração” prévia. Para isso faça, pelo menos, 10 testes para cada valor de potência P. Apresente uma tabela onde para cada tempo t haja, pelo menos, 10 colunas com valores das distâncias (ângulos) percorridas. Plote um gráfico t x d (t-tempo; d-distância percorrida pelo robô ou theta - ângulo de rotação do robô). (P e t devem ser selecionados no menu). O gráfico deve mostrar o valor médio e a barra de erro correspondente de um desvio padrão em torno da média, como mostrado abaixo:
Com as tabelas de calibração, é possível ajustar curvas (polinômios) que possam ser utilizados para se obter distâncias e ângulos quaisquer (interpolação).