Para auxiliá-lo nessas tarefas, crie um dispositivo que levante e abaixe uma marcador (pincel atômico, marcador de quadro branco, caneta hidrográfica, etc.) sobre a cartolina ou papel sobre o qual o robô trafegará (lembre-se de levar um idêntico para a apresentação). Dessa forma as trajetórias ficarão claramente marcadas e poderão ser medidas e verificadas com maior facilidade e precisão.
Calibração. Para determinar a distância percorrida ou o ângulo de rotação em função do tempo de acionamento dos motores, realize uma “calibração” prévia. Para isso, faça menos 10 testes para cada potência P faça uma tabela onde para cada tempo t, haja 10 colunas com valores das distâncias (ângulos) percorridas. Plote um gráfico t x d (t-tempo; d-distância percorrida pelo robô ou theta - ângulo de rotação do robô). (P e t devem ser selecionados no menu). O gráfico deve mostrar o valor médio e a barra de erro correspondente de um desvio padrão em torno da média, como mostrado abaixo.
Com as tabelas de calibração, é possível ajustar-se curvas (polinômios) que podem ser utilizados para se obter distâncias e ângulos quaisquer.
Translação linear - O valor de distância desejado deve ser informado por meio do potenciômetro e o valor correspondente mostrado no display. Para cada um dos 3 valores de distância: 10cm, 20cm e 30cm, meça a distância real e plote em gráfico como na etapa de calibração. Estime o erro médio e o desvio padrão de suas medidas.
Rotação - O valor de ângulo desejado deve ser informado por meio do potenciômetro e o valor correspondente mostrado no display. Para cada um dos 3 valores de ângulo: 30 graus, 60 graus e 90 graus, meça o ângulo real com um transferidor e plote em gráfico como na etapa de calibração. Estime o erro médio e o desvio padrão de suas medidas. Dica: para medir o ângulo, monte uma haste próxima ao nível do piso.
Tarefa a ser mostrada no dia da apresentação: Fazer o robô realizar autonomamente uma trajetória quadrada de 30cm de lado. Logo após, uma trajetória circular de 25 cm de raio, ambos por 3 vezes consecutivas. O robô deve desenhar numa cartolina sobre o chão a trajetória (cada grupo deve trazer sua própria cartolina no dia). As tarefas 2, 4 e 5 também serão avaliadas no dia da apresentação.