Construir o Ubuntu usando Rootstock
Compilando
Primeiro instale o Rootstock:
$ sudo apt-get install rootstock qemu
O comando para compilar o Ubuntu pode receber diversos parâmetros, como pacotes a serem instalados (seed), nome do host (fqdn), versão específica como lucid, karmic, jaunty, etc (dist).
Para usar no Overo é preciso que estejam presentes os argumentos –seed linux-image-omap e –serial ttyS2. Caso o argumento –seed não seja especificado será construída a imagem ubuntu-minimal. Pode-se escolher outras como ubuntu-desktop, xubuntu-desktop e, a mais leve, lxde.
O pacote x11vnc permite uma iniciar uma sessão gráfica remotamente. Entretando, ao colocá-lo no comando aconteceu algum erro e a compilação falhou.
Um exemplo de comando:
$ sudo rootstock --serial ttyS2 -d lucid --fqdn overo \ --seed lxde,gdm,openssh-server,gcc,g++,build-essential,linux-image-omap
A compilação vai demorar muitas horas. Caso dê certo, será criado um pacote com o nome parecido com “armel-rootfs-201104131501.tgz”, na pasta onde você emitiu o comando.
Configurando o ubuntu
Após descomprimir o sistema de arquivos no cartão (tutorial aqui) não o coloque no Gumstix ainda. Abra o cartão (supondo que o mesmo está montado em /media/card), e abra o arquivo /media/card/etc/shadow. Retire o asterisco do root. Agora pode colocar o cartão no Gumstix e conectar-se a ele. Depois de logar, mude a senha do root por segurança, e crie um outro usuário, com:
$ sudo passwd root $ sudo adduser usuario $ sudo adduser usuario sudo
Agora edite /etc/shadow e recoloque o asterisco no mesmo lugar.