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Trabalho Prático 3

Utilização de Sensores

Data da entrega: 26/11/2012
Data de apresentação: 26/11/2012

Objetivos:

Familiarizar o aluno com sensores, pela construção, avaliação e processamento dos sinais medidos. Esses sinais, devidamente processados, serão utilizados em tarefas a serem realizadas pelo robô.

Material para consulta:

Instruções:

  1. O trabalho desenvolvido deve ser mostrado em funcionamento na data marcada para a apresentação e todo grupo deve estar presente e ser capaz de responder perguntas.
  2. Todos os programas desenvolvidos no trabalho devem ser interativos, ou seja, deve ser possível monitorar o seu comportamento por algum tipo de informação visual ou sonora e além disso deve ser possível interromper a sua execução de maneira simples e rápida com o acionamento do botão “stop”.
  3. Além dos itens de qualidade de montagem mecânica e elétrica, a avaliação do trabalho será feita com base no funcionamento correto dos programas e, portanto, não é necessário entregar impresso o código fonte do programa. No entanto, o código deve estar disponível na página do grupo.
  4. O relatório deve ser entregue para o monitor por email e postado na página do grupo até a data da apresentação. O relatório deve conter as principais decisões tomadas e desafios encontrados, assim como uma pequena explicação do funcionamento do robô. Fotos e vídeos devem ser utilizados para ilustrar os principais detalhes.

Tarefa

  1. Construção de sensores ópticos ativos:
    1. (Seção 3.4 RE) Sensores ópticos ativos podem ser construídos a partir de pares led/foto-diodo; led/foto-transistor ou de um led/LDR (LDR- Light Dependent Resistor). Nos dois primeiros casos, os componentes do par devem ter o mesmo comprimento de onda, tipicamente na região do infra-vermelho. O LDR, no entanto, tem melhor resposta no espectro visível, com o máximo em torno de 450nm. Um exemplo interessante de sensor para estimação de cor pode ser visto em http://www.philohome.com/sensors/colorsensor.htm (observe, no entanto, que a interface do sensor descrito nessa página é para o RCX da Lego, e não para a HandyBoard). O(s) led(s) desse sensor devem ser conectados à porta SPI da HandyBoard e acionados com o código descrito na Seção 3.6.2.
  2. Sensores diferenciais:
    1. (Seção 3.4.1 RE) Utilize um foto-resistor (LDR). Teste esse sensor, conectando-o a uma das portas analógicas da Handy Board (leia atentamente o texto na página 72 : “Not All Ports Are Created Equal”) e escreva um programa para imprimir continuamente o valor medido (veja exemplo na página 110). Observe como as leituras variam dependendo da qualidade da isolação da luz externa (a luz incidente na parte traseira dos LDRs interfere nas medições).
    2. (Seção 3.4.2 RE) Construa um sensor diferencial com 2 LDRs. Cada LDR será coberto por um filtro polarizador (Seção 3.4.3 RE). A orientação de cada filtro deverá ser ajustada de forma a produzir a melhor resposta para cada uma das fontes de luz polarizada do campo de competição do laboratório. A resposta desse sensor deverá ser ótima para ambas as fontes de luz polarizada.
  3. Shaft-encoders:
    1. Utilize sensores break-beam (óptico reflexivos) para construir shaft-encoders (Secao 3.7 e 3.8 RE). Implemente um controlador PD para fazer com que o robô siga uma linha reta (Seção 5.2 RE).
  4. Tarefas a serem demonstradas no dia da apresentação:
    1. Localização. Utilizando o sensor diferencial, o robô deverá demonstrar que sabe localizar e mover-se em direção à fonte de luz especificada no menu (selecionar polarização desejada) a partir de qualquer ponto do campo.
    2. Utilizando o sensor de identificação de blocos, o robô deverá locomover-se seguindo uma das linhas pretas da mesa de competição no laboratório sobre a qual estarão blocos de isopor coloridos. O robô tomará ações com base na cor do bloco identificado. A ação correspondente ao bloco será selecionada no menu. Por exemplo: Bloco Azul → vire à direita 90 graus; Bloco Amarelo → vire à esquerda 90 graus; Bloco Vermelho → Pare; Bloco Verde → Siga em frente por X segundos (O valor de X deverá poder ser ajustado no menu).
    3. Controlador PD para seguir linha reta por X segundos (o tempo deve ser ajustado na hora da apresentação).