Prévia
Objetivos propostos da Prévia:
Resultados
Por questões de tempo, nosso Trabalho Prático 3 não foi satisfatório.
Assim, o grupo se esforçou para que no dia da prévia o robô estivesse o mais avançado possível. Infelizmente, nosso robô não conseguiu ficar pronto para a prévia porque faltava a programação do software.
Entretanto, todos os sensores necessários (luz polarizada, de cor, de seguir linha, etc…) estão construídos e testados separadamente. Assim, a esperança é que tudo esteja caminhando para um robô funcional.
Nosso robô também apresenta garras. Ela funciona bem mas o espaço entre elas é muito pequena e muito difícilmente conseguirá pegar um bloco. Felizmente a modificação para resolver esse problema nos parece ser simples.
O professor também nos alertou de problemas que são persistentes na nossa montagem, em especial a falta de travamento em alguns lugares e também fios expostos que poderiam danificar a handyboard. Portanto, ficamos comprometidos a resolver esses problemas para a competição final.
Assim, como o tempo é curto, nossas estratégias e soluções devem ser definitivamente as mais simples possíveis. A maior lição que fica do Trabalho Prático de robótica em geral é que a simplicidade e objetividade são coisas extremamente importantes para que um projeto tenha maiores esperanças de vingar.
Visão frontal do robô, note as engrenagens que compôem o sistema de garras
Visão lateral
Visão superior. Dessa foto é possível ver o tamanho da área que a garra pode cobrir, que é pequena em comparação com o tamanho do bloco
Visão traseira
Visão em perspectiva