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Trabalho Pratico 3

INTRODUÇÃO

O deslocamento determinístico do robô, bem como sua exata localização no ambiente é extremamente importante para uma navegação desejada. Neste trabalho prático a utilização de sensores do tipo break-beam para a construção do shaft-encoders será de extrema importância para tal desenvolvimento.

OBJETIVO

Os objetivos deste trabalho prático são:

TAREFAS

1. Sensores Ópticos

Utilizamos um potenciômetro e um ohmímetro para desenvolver esta atividade. Colocamos o potenciômetro em paralelo à carga (resistência 47k + sensor) e variamos seu valor, lendo constantemente o valor dado pelo sensor. Concluímos que a resistência que melhor se ajustou foi uma equivalente à resistência da carga, ou seja, aproximadamente 47k. Isso pode ser explicado pelo teorema da máxima transferência de potência, onde a potência máxima transferida para uma carga, em paralelo a um circuito eletrônico, se faz quando a resistência da carga é a mesma da resistência equivalente do circuito.

Sabendo que V=5 – 2 =3 volts e que R=330 ohms temos: V=RI  I = 3/330  I = 9,1 mA

Sabendo que a handyboar consegue drenar até 100 mA de corrente para cada canal e, sendo os LEDs dispostos em paralelo, o número total de LEDs será: Num = 100 / 9,1  Num = 10 LEDs

2. Simple Feedback Control

Para o desenvolvimento deste exercício implementamos os algoritmos Gentle-Turn, Hard-Turn, Three-State e Progressive propostos no livro. Os códigos podem ser vistos a seguir.

/* Funcoes andar Parede */

void andarParedePogressive() {

  int sensor;
  while(1)
    { 
      sensor = analog(SENSOR_PAREDE);
      if (sensor < 50) { //Virar Direita
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 20;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 50;
          potenciaMotor();
      } else if(sensor > 150){ //Virar Esquerda 
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = (int)(50.0*(1.0+((float)(sensor-150)/255.0)));
          POTENCIA_MOTOR_DIR = (int)(50.0*(1.0-((float)(sensor-150)/255.0)));
          potenciaMotor();
      } else { //Reto
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 50;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 50;
          potenciaMotor();   
      }
  }

}

void andarParedeThreeState() {

  int sensor;
  while(1)
    { 
      sensor = analog(SENSOR_PAREDE);
      if (sensor < 50) { //Virar Direita
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 20;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 50;
          potenciaMotor();
      } else if(sensor > 150){//Virar Esquerda 
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 50;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 20;
          potenciaMotor();
      } else { //Reto
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 50;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 50;
          potenciaMotor();   
      }
  }

}

void andarParedeHard() {

  while(1)
    {
      if (analog(SENSOR_PAREDE) < 100) { //Virar Direita
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 0;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 80;
          potenciaMotor();
      } else { //Virar Esquerda
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 80;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 0;              
          potenciaMotor();
      }
  }

}

void andarParedeGentle() {

  while(1)
    {
      if (analog(SENSOR_PAREDE) < 100) {//Virar Direita 
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 0;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 40;
          potenciaMotor();
      } else { //Virar Esquerda
          POTENCIA_MOTOR_ESQ = 40;
          POTENCIA_MOTOR_DIR = 0;              
          potenciaMotor();
      }
  }

}

A diferença básica entre o Hard Turn e o Gentle Turn é que o segundo se movimenta mais suave enquanto se desloca lateralmente à parede. Os outros dois algoritmos se comportam melhor no deslocamento, já que possuem um estado a mais.

3. Controle PD

Para desenvolver o controle utilizamos dois encoders, um para cada roda, de modo que pudessem contar o número de pulsos gerados pela rotação das mesmas. A lógica neste ponto foi definir o setpoint de operação com o valor nulo, de modo que a diferença entre a contagem dos pulsos fosse nula, ou seja, que o giro de uma roda acompanha-se o giro da outra. Os encoders a princípio deveriam ficar nas próprias roda, de modo a contar exatamente os giros destas, porém essa contagem se daria em uma frequência baixa, o que atrapalharia o controle, logo, os encoders foram acoplados em engrenagens com reduções menores. O controlador implementados foi um PD (Proporcional+Derivativo), uma vez que a parte derivativa era de fácil obtenção, já que era relacionada às velocidades de rotação das rodas. Os ganhos do controlador foram determinados empiricamente, de acordo com o conhecimento em teoria de controle e controladores PIDs.

4. Controle Deliberativo

A implementação do algoritmo wavefront foi feita com a finalidade de fazer o robô navegar em um plano cartesiano, de um ponto a outro do plano, sem trombar nos obstáculos com localizações já conhecidas. O plano cartesiano foi dividido um uma matriz de dez por dez, onde cada unidade da matriz era uma unidade do plano. O deslocamento do robô, para uma unidade do plano cartesiano, era de trinta centímetros. Para a navegação foram definidos, já na handyboard, os pontos inicial e final do robô, além do número de obstáculos e da posição destes no plano. O robô passeava pelo plano, desviando dos obstáculos, até chegar à posição final determinada. O código pode ser visto a seguir.

/* Mapa contendo os obstaculos do ambiente */

int map[X_DIM][Y_DIM];

/* Pose = posicao (x y) + orientacao */

/* posicao (x,y) atual + orientacao (N / S / L / O) */ int pose_atual[3]; /* posicao inicial */ int pose_inicial[3]; /* posicao final desejada (ignorar a orientacao) */ int pose_desejada[3];

/* Variaveis extras */

int fifo[100][2]; int indice = 0; int indice2 = 0;

/* Esta funcao deve fazer o seu robo andar 1 unidade de distancia para frente e tambem deve atualizar a variavel pose_atual, de acordo com a orientacao atual */

void goAhead() {

  if (pose_atual[2] == LESTE) 
    pose_atual[0]++;    
  if (pose_atual[2] == NORTE)
    pose_atual[1]++;
  if (pose_atual[2] == OESTE)
    pose_atual[0]--;
  if (pose_atual[2] == SUL)
    pose_atual[1]--;
  
  andar(PULSOS_DISTANCIA_30CM, FRENTE);
  
  ao();

}

/* Esta funcao deve fazer o seu robo girar 90 graus para a esquerda e tambem deve atualizar a variavel pose_atual */

void turnLeft() {

  pose_atual[2] += 90;
  if (pose_atual[2] == 360)
    pose_atual[2]= 0;
  andar(PULSOS_VIRAR_90GRAUS, ESQUERDA);
  ao();

}

/* Esta funcao deve fazer o seu robo girar 90 graus para a direita e tambem deve atualizar a varivael pose_atual */

void turnRight() {

  pose_atual[2] -= 90;
  if (pose_atual[2] == -90)
    pose_atual[2]= 270;
  
  andar(PULSOS_VIRAR_90GRAUS, DIREITA);
  ao();

}

void push(int x, int y, int valor) {

  if (x >= 0 && x < X_DIM && y >=0 && y < Y_DIM && map[x][y] == 0) {
      //printf("fifo[%d] <= [%d %d]\n", indice, x, y);
      map[x][y] = valor;
      fifo[indice][0] = x;
      fifo[indice][1] = y;
      indice++;
  }

}

void pop(int *x, int *y) { x = fifo[indice2][0]; y = fifo[indice2][1]; indice2++; }

/* Esta funcao deve calcular o mapa de distancias usando o algoritmo wavefront. A variavel map deve conter as distancias entre o ponto final e inicial ao final da sua execucao */

void calculaWaveFront() {

  int x,y;
  int i,j;
  int stop = 0;
  
  for (i = 0; i < X_DIM; i++) {
      map[i][0] = MAX;
      map[i][Y_DIM - 1] = MAX;
  }
  for (j = 0; j < Y_DIM; j++) {
      map[0][j] = MAX;
      map[X_DIM- 1][j] = MAX;
  }
  
  push(pose_desejada[0], pose_desejada[1], 1);
  x = pose_desejada[0], y = pose_desejada[1];
  while (!stop) {
      pop(&x , &y);
      push(x, y - 1, map[x][y] + 1);
      push(x, y + 1, map[x][y] + 1);
      push(x + 1, y, map[x][y] + 1);
      push(x - 1, y, map[x][y] + 1);   
      if (x == pose_inicial[0] && y == pose_inicial[1])
        stop = 1;
  }
  
  for (j = 0; j < Y_DIM; j++)
    for (i = 0; i < X_DIM; i++)
      if (map[i][j] == 0) map[i][j] = MAX;   

}

/* Esta funcao deve retornar a direcao que o robo deve seguir para sair do quadrante atual para chegar ate o proximo quadrante, obedecendo o mapa criado pelo algoritmo wavefront */

int calculaDirecao() {

  int x, y, xa, ya, xl, yl, xr, yr;
  
  x = pose_atual[0];
  y = pose_atual[1];
  xa = x;    xl = x;
  xr = x;    ya = y;
  yl = y;    yr = y;
  
  if (pose_atual[2] == LESTE) {
      xa = x + 1;
      yl = y + 1;
      yr = y - 1;
  }
  if (pose_atual[2] == NORTE) {
      ya = y + 1;
      xl = x - 1;
      xr = x + 1;
  }
  if (pose_atual[2] == OESTE) {
      xa = x - 1;
      yl = y - 1;
      yr = y + 1;
  }
  if (pose_atual[2] == SUL) {
      ya = y - 1;
      xl = x + 1;
      xr = x - 1;
  }
  if (map[xa][ya] < map[x][y])
    return FRENTE;
  if (map[xl][yl] < map[x][y])
    return ESQUERDA;
  if (map[xr][yr] < map[x][y])
    return DIREITA;

}

/* Imprime o mapa na tela. util para realizar a depuracao (so funciona no PC). */

void printMap() {

  int i, j;
  for (j = 0; j < Y_DIM; j++) {
      for (i = 0; i < X_DIM; i++) {
          printf("%3d ", map[i][j]);       
      }
      printf("\n");
  }

}

void escolhePosicao() {

  int posicao;
  pose_inicial[0] = getKnob("X inicial: ", X_DIM);
  pose_inicial[1] = getKnob("Y inicial: ", Y_DIM);
  
  pose_atual[0] = pose_inicial[0];
  pose_atual[1] = pose_inicial[1];
  
  pose_desejada[0] = getKnob("X desejado: ",X_DIM);
  pose_desejada[1] = getKnob("Y desejado: ",Y_DIM);

}

void escolheMapa() {

  int x, y;
  int n, i;
  n = getKnob("Numero de obstaculos: ", 20);
  for (i = 0; i < n; i++) {
      x = getKnob("X obstaculo: ",X_DIM);
      y = getKnob("Y obstaculo: ",Y_DIM);
      map[x][y] = MAX;
  }

}

int wavefront() {

  int direcao;
  int stop = 0;
  
  printf("Wavefront\n");
  msleep(1000L);
  
  escolhePosicao();
  escolheMapa();
  
  pose_inicial[2] = 0;
  
  printf("Comecando em [%d %d], alvo: [%d %d]\n", 
         pose_inicial[0], pose_inicial[1],
         pose_desejada[0], pose_desejada[1]);
  
  calculaWaveFront();
  //printMap();
  
  while (!stop) {
      direcao = calculaDirecao();
      if (direcao == ESQUERDA)
        turnLeft();
      if (direcao == DIREITA) 
        turnRight();    
      goAhead();
      
      printf("Estou em [%d %d]\n", pose_atual[0], pose_atual[1]);
      
      /* Verifica se ja chegou no alvo*/
      if (pose_atual[0] == pose_desejada[0] && 
          pose_atual[1] == pose_desejada[1])
        stop = 1;
  } 
  return 1;

}