Belo Horizonte terá o primeiro campeonato de futebol de robôs

Minas Gerais vai realizar, na próxima semana, o primeiro campeonato de futebol de robôs fabricados no Brasil. O esporte, que já tem regras internacionais, terá seu Mundial em julho, na França.

O professor Mário Fernando Montenegro Campos, do Laboratório de robótica e percepção ativa da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), explica que o objetivo é enviar uma equipe mineira para o Mundial, que acontecerá ao mesmo tempo que a Copa do Mundo.

Apenas dois times vão participar do campeonato mineiro, marcado para a próxima sexta-feira na UFMG. Segundo Campos, este será o primeiro torneio disputado no Brasil.

Campos pretende observar os dois times nas duas competições que serão realizadas no Brasil para escalar os melhores componentes elétricos, mecânicos e de informática para formar a seleção mineira que deve ir à França.

Renato Mangini, 22, aluno do sexto período de Ciência da Computação da UFMG e integrante da equipe técnica do Samba, afirmou que o futebol de robôs é um jogo empolgante. “É interessante ver o comportamento do programa do computador, porque não tem controle remoto nem nada disso. É o computador que reage”, afirmou.

Por meio de uma câmera de vídeo, o computador vê a posição da bola e movimenta seus jogadores segundo uma estratégia definida anteriormente.

O computador pode ser programado para mudar a estratégia de acordo com o placar ou com a estratégia do adversário, mas isso tem de estar previsto antes do início do jogo.

Cada time tem três robôs – dois na linha e um no gol. O jogo tem dois períodos com cinco minutos de duração. O intervalo, de cinco minutos, serve para trocar as baterias e mudar a estratégia do time.

Jornal: O Tempo - Caderno Esportes