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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Curso: Pós Graduação em Ciência da Computação
Disciplina: Visão Computacional

Sala 2014 ICEx, terças e quintas, das 09:25h às 11:05h
1º Semestre de 2012

Professor: Mario Fernando Montenegro Campos (mario@dcc.ufmg.br)
Monitor:

Plano de Curso

Objetivo

O objetivo principal deste curso é prover uma visão panorâmica da área e dos fundamentos de visão computacional e suas aplicações. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar os principais problemas e paradigmas, bem como as principais metodologias, algoritmos e heurísticas normalmente utilizados em Visão Computacional. A abordagem utilizada para se alcançar esse objetivo baseia-se, fundamentalmente, em utilizar o ferramental teórico na implementação de soluções para problemas reais, em particular, na realização de um trabalho específico a ser desenvolvido ao longo do semestre.

Pré-requisitos

Conhecimento básico de álgebra linear, cálculo, análise numérica e física. Conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação (Matlab ou C, de preferência).

Descrição do Curso

Este é um curso introdutório em visão computacional, onde os principais problemas serão apresentados juntamente com técnicas clássicas para sua resolução. Inicialmente será apresentado o processo básico de captura e processamento de baixo nível da imagem. Ao processamento da imagem segue-se a identificação de características que venham a auxiliar na obtenção da forma espacial dos objetos na cena. Pontos relevantes de outras disciplinas como óptica, processamento digital de imagens, reconhecimento de padrões, belas artes, computação gráfica, psicofísica, psicologia e neuro-fisiologia também serão discutidos.

Alguns princípios básicos para resolução de problemas em inteligência artificial, focalizando nas áreas de compreensão de imagens e robótica serão apresentados. Entretanto, não se trata de um curso introdutório de IA e portanto conhecimento prévio desta área não será necessário. Os tópicos a serem cobertos incluem:

Programa do Curso

O curso seguirá, aproximadamente, a seguinte estrutura baseada no livro de Trucco e Verri:

  1. Visão geral, história e introdução à visão computacional;
  2. Imagens Digitais;
  3. Ruído na Imagem;
  4. Características na Imagem;
  5. Calibração de Câmeras;
  6. Estereópse;
  7. Tópicos em Movimento, Shape-from-X, Reconhecimento e Localização.

Avaliação

O aproveitamento do aprendizado do aluno será medido por meio de exercícios, uma prova e principalmente um trabalho prático que será desenvolvido ao longo do semestre com relatórios e apresentações intermediárias, um artigo e apresentação final dos resultados. A distribuição de notas será a seguinte:

Quantidade Total
Exercícios 3 20%
Prova 2 40%
Trabalho Prático 1 40%

Exercícios deverão ser entregues pelo aluno na data marcada, no início da aula. A nota será reduzida de 20% do valor total para cada 24 horas de atraso na entrega.

O trabalho prático será divido nas seguintes etapas, que deverão ser disponibilizadas na página do curso nas datas pré-estabelecidas:

  1. Definição do tema
  2. Revisão Bibliográfica
  3. Metodologia a ser adotada
  4. Planejamento dos experimentos
  5. Resultados preliminares
  6. Artigo
  7. Apresentação

Referências Bibliográficas