Introdução
Neste primeiro trabalho foi proposto a criação de um manipulador robótico, feito com o kit lego fornecido na disciplina.
Principais decisões tomadas
Desafios Encontrados
Fotos e Videos do experimento e do desenvolvimento
Video das etapas de desenvolvimento
Galeria de Fotos
Introdução
Neste segundo trabalho foi proposto a criação de um robô móvel capaz de desenhar trajetos predeterminados como uma linha, um quadrado ou um triângulo. O robô também deveria ser capaz de realizar multitarefas como acender leds, tocar musica e se locomover.
Principais decisões tomadas
Desafios Encontrados
Análise Experimental
Visando avaliar o impacto do comportamento diferente dos motores foi proposta uma avaliação experimental para o movimento de translação e rotação.
Para cada potência do motor foram executados 5 (cinco) testes. O gráfico abaixo apresenta a média da distância percorrida pelo robô para cada valor de potência. A barra de erro nos mostra os menores e maiores valores respectivamente.
Fotos e Videos do experimento e do desenvolvimento
Galeria de Fotos
Videos:
Teste de rotação com sobrepeso
Introdução
Neste segundo trabalho foi proposto a adição de sensores ao robô móvel criado no trabalho prático 2 para que ele fosse capaz de realizar as seguintes tarefas:
Desafios Encontrados
Principais decisões tomadas
Análise Experimental
Visando avaliar o comportamento dos sensores foi proposta uma avaliação experimental. Em cada um dos testes um bloco foi colocado a frente do robô, sua distância foi variada e o valor recebido pelo sensor foi captado.
No primeiro teste o bloco amarelo foi colocado a frente do robô, sua distância foi variada e os resultados foram colocados no gráfico abaixo:
Bloco | Distância | Média | Desvio Padrão |
Amarelo | 1mm | 200 | 0.0 |
" | 1cm | 110 | 0.0 |
" | 2cm | 90 | 0.0 |
" | 3cm | 82 | 0.0 |
" | 4cm | 77 | 0.0 |
" | 5cm | 71 | 0.0 |
O mesmo foi feito para o bloco vermelho:
Bloco | Distância | Média | Desvio Padrão |
Vermelho | 3mm | 225 | 0.0 |
" | 1cm | 137 | 0.0 |
" | 2cm | 125 | 0.0 |
" | 3cm | 107 | 0.0 |
" | 4cm | 90 | 0.0 |
" | 5cm | 87 | 0.0 |
Ligando ambos os motores durante a medição do bloco amarelo para um distância de 3mm temos o gráfico:
Média: 200 | Desvio Padrão: 0.0
Podemos notar que a medição do sensor não foi influenciada pelo funcionamento dos motores.
Finalmente testamos variar a distância de um bloco vermelho durante a medição do sensor. Como esperado, a variação do sensor é evidente a mendida que o bloco é aproximado ou afastado do robô.
Podemos notar que as variações do sensor durante as medições são quase imperceptíveis, exceto quando algum fator externo é alterado como: luz ambiente ou distância do objeto.
Fotos e Videos do experimento e do desenvolvimento
Galeria de fotos:
Videos:
Introdução
No quarto trabalho prático da disciplina foram propostas adaptações ao robô com o objetivo de familiarizar-se com técnicas básicas de controle, e o desenvolvimento de odometria básica.
Principais decisões tomadas
Desafios Encontrados
Fotos e Videos do experimento e do desenvolvimento
Introdução
O objetivo da competição final da disciplina foi utilizar todos os conhecimentos adquiridos durante o semestre para criar um robô de resgate.
Sensores
Estratégias
O Marvin #5 tinha como principal estratégia “chutar” apenas as pistas relevantes, presentes no campo de competição, para dentro de seu compartimento. Após ter pistas suficiente o Marvin retornaria a base para ganhar os pontos.
Estrutura
Toda a estrutura do robô foi planejada para apanhar o máximo de pistas possível através da frente do robo. Os cubos entrariam por uma parede angular (45º), o que os direcionaria para o corredor de detecção. Nesse corredor estava posicionado o sensor óptico-reflexivo que identificava as pistas relevantes e acionava o mecanismo de chute. Os cubos eram então empurrados para o compartimento interno do robô, o que permitia que o Marvin caminhasse com eles pelo campo e os trouxesse até a área de resgate.
Devido ao posicionamento estratégico do sensor óptico-reflexivo, as pistas falsas (cubos pretos) eram todos ignorados pelo robô. Dessa maneira não foi necessário utilizar o mecanismo de detecção de cores.
A competição
No início o Marvin #5 estava precisando de alguns ajustes finais. O primeiro turno de partidas foi um tanto quanto marcado por azar e incertezas. Várias vezes o Marvin foi capaz de se locomover pelo campo e chutar blocos para dentro, porém ele acabou bloqueado por outros competidores, paredes, rampa e pelo mecanismo de chute. Felizmente a equipe não foi penalizada nenhuma vez mas também não conseguiu marcar pontos.
No intervalo foram feitas algumas alterações que permitiram um resultado brilhante no segundo turno. Em uma das partidas o Marvin #5 conseguiu coletar dois blocos verdes e um vermelho e trazer-los pra base, o que garantiu a liderança da primeira fase para o robô futebolístico.
Na final o Marvin ganhava a competição até os acrécimos do segundo tempo, quando após errar 7 chutes seguidos de pistas importantes acabou trazendo um bloco preto para a base. O bloco não foi empurrado para dentro do robô, mas foi empurrado até a base devido ao mecanismo que permitia que blocos ficassem agarrados na parte de frente do Marvin.
Foi uma derrota frustrante porque o Marvin #5 vinha ganhando a final e os adversários pouco fizeram.
Desafios Encontrados
Fotos do desenvolvimento
Videos