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Competição

Cartaz

Apresentação

Este documento descreve as regras da competição entre robôs móveis autônomos construídos como parte do trabalho final da disciplina Introdução à Robótica, oferecida pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG em 2014/1. O objetivo da competição é proporcionar aos alunos a experiência de projetar, construir e integrar um sistema robótico complexo funcional, que deve interagir adequadamente com o mundo real (dinâmico e parcialmente estruturado).

Todo o material utilizado na construção dos robôs é fornecido aos alunos, com exceção da “regra dos R$ 50,00”, descrita mais adiante. As funcionalidades básicas que cada robô deverá demonstrar incluem:

  1. Utilizar diversas capacidades sensoriais;
  2. Controlar corretamente velocidade, posição e orientação;
  3. Navegar em ambientes estruturados;
  4. Coletar apenas os objetos de interesse;
  5. Executar eficientemente a missão a partir de planos/estratégias.

Ao final da competição os alunos terão aprimorado seus conhecimentos de robótica em geral, e em particular a integração entre diversos conceitos das áreas de computação, engenharias elétrica, eletrônica, mecânica e controle. Todo o processo, desde a concepção à implementação, tem como objetivo principal contribuir para reduzir a distância entre as “abstrações teóricas de modelos perfeitos”, com os quais o aluno lida normalmente, e “o mundo real”, caracterizado por incertezas, ruídos, não-linearidades e tantas outras “idiossincrasias”.

Competição

Motivação

O recente desaparecimento de um avião aumentou ainda mais o interesse na utilização de robôs móveis em missões de busca e salvamento. Seis equipes altamente especializadas em robótica receberam a missão de criar o melhor robô autônomo para ajudar nas buscas da aeronave desaparecida.

Os robôs terão a missão de localizar destroços e possíveis sobreviventes, levando-os de maneira segura até a base. Entretanto, será preciso tomar cuidado com falsas pistas que podem existir no ambiente.

Local da missão

A imagem a seguir representa o campo da competição (área de busca):

Pontuação

Os pontos P obtidos em uma partida são contados ao final do jogo, e os pontos referentes à classificação serão computados de acordo com a tabela apresentada abaixo. Algumas questões devem ser observadas:


Artefato Robô Base Plataforma
Pista não identificada (bloco vermelho) 1 2 5
Destroço do avião (bloco verde) 2 4 10
Sobrevivente (bloco azul) 4 8 15
Pista falsa (bloco preto) -3 -6 -10


ATENÇÃO: Caso o robô não saia da base, a equipe será penalizada com a perda de 2 pontos.

A competição será dividida em duas etapas. Na etapa classificatória, os robôs disputam entre si somando os pontos adquiridos durante as partidas, sendo que os dois melhores irão para a grande final. Na final, vence o robô que ganhar duas de três partidas, sendo declarado o grande vencedor da competição de Introdução à Robótica 2014/1.

Na fase classificatória serão utilizados os seguintes critérios de desempate (necessariamente nessa ordem):

  1. Maior número de pontos marcados no total das partidas;
  2. Menor número de pistas falsas coletadas;
  3. Maior número de vezes que um sobrevivente foi resgatado;
  4. Torcida mais animada;
  5. Par ou impar (melhor de 3).

Base

Luzes Polarizadas

Dinâmica de uma partida

A seguir, o exemplo de uma partida:

  1. Duas equipes são chamadas para competir.
  2. O lado de cada equipe é sorteado.
  3. O cronômetro é acionado. As equipes têm 60 segundos para calibrar os robôs. A luz de partida permanece apagada durante todo esse período e a luz polarizada acesa. Os blocos estarão à disposição de cada equipe.
  4. É realizado o sorteio da orientação de cada robô.
  5. Um integrante do grupo posiciona o robô conforme a orientação sorteada, após o qual todos os integrantes devem se afastar da mesa. A partir deste momento nenhum contato físico com os robôs é permitido.
  6. Os blocos são posicionados na mesa.
  7. O cronômetro e a luz de partida são acionados concorrentemente.
  8. Os robôs começam a executar suas tarefas.
  9. Após um tempo arbitrário (dependendo do juiz) a luz de partida é desligada.
  10. Exatamente 60 segundos após a luz de partida ter sido acesa, os robôs devem parar qualquer movimento.
  11. A contagem dos pontos é realizada.
  12. Os robôs são retirados de campo.

O Robô

Estrutura
Controle

A regra dos R$ 50,00

Apresentação da Equipe

Antes da competição cada equipe deverá apresentar seu time e robôs para os convidados. A apresentação deve durar de 3 a 4 minutos e deve conter:

A apresentação deve entregue (pendrive) 10 minutos antes do início da competição e disponibilizada na página do grupo no dia seguinte.