Este trabalho teve pro objetivo a aplicação de diversas funções já implementadas no robô de forma realizar tarefas semelhante àquelas que seriam desenvolvidas durante a competição.
Para que fosse possível determinar a orientação do robô no campo foram construidos 2 sensores de luz polarizada que permitem ao robô identificar sobre qual lado do campo ele está localizado e o quanto está orientado em relação à luz.
Para garantir uam oprientação mais confiável do robôo foi instalado dois sensores de toque, que permitem que o robô se oriente perpendicularmente às bordas do campo.
O robô deve ficar em estado de espera até quem uma luz de “start” seja acionada para que ele comece a efetuar suas tarefas. Para isso foi instalado um sensor de luminosidade construído com um LDR em baixo do robô.
Para que o robô fosse capaz de carregar blocos durante seu deslocamento contruímos um anexo na sua parte frontal para que o bloco pudesse ser acomodado e transportado. Gominhas foram posicionadas para garantir que o bloco ficasse bem posicionado com relação ao sensor de cor anteriormente implementado.
Consideramos que o TP3 foi realizado com sucesso, uma vez que conseguimos implementar no robô as tarefas de se orientar no campo, encontrar o bolo colorido, identificar sua cor e movimentar o bloco no campo conforme solicitado.
Martin. FredG. Robotic explorations: a hands-on introduction to engineering.