UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Cursos: Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Controle e Automação
Disciplina: TECC: Introdução à Robótica
2o. Semestre de 2008
Professor: Mario Fernando Montenegro Campos (mario@dcc.ufmg.br)
Sala 4013 (ICEx)
Monitor: Paulo Lilles Jorge Drews Jr (paulol@dcc.ufmg.br)
hands on
). Nesse sentido, durante o curso, os alunos estarão projetando e implementando robôs móveis para realizarem tarefas em um ambiente semi-estruturado, porém dinâmico. Esses robôs serão desenvolvidos em grupos de no mínimo 3 e no máximo 4 alunos. O material do curso será coberto por meio de aulas expositivas e de laboratório.Conhecimento de álgebra linear, cálculo vetorial e física básica (especialmente mecânica clássica). O conteúdo de Software Básico e Sistemas de Tempo Real será útil. A linguagem de programação a ser utilizada no curso será C (ou C++), através do Interactive C, e MATLAB.
A avaliação do aprendizado se dará através de listas de exercícios, trabalhos práticos, provas e um projeto prático final (prévia).
As listas de exercícios deverão ser entregues pelo aluno na data marcada, no início da aula. Após o término da aula, o exercício será considerado atrasado e automaticamente será reduzido em 20% do valor. A nota será reduzida de 33% do valor total para um dia de atraso, 66% para dois dias de atraso, 99% para três dias de atraso. Não serão aceitos exercícios e trabalhos após o terceiro dia. Embora a discussão dos exercícios seja encorajada, a resolução e redação é estritamente individual.
A finalidade dos trabalhos práticos é a de se construir o conhecimento referente a cada um dos aspectos de um projeto maior, que será o desenvolvimento de um robô móvel capaz de executar com sucesso tarefas previamente especificadas. Sugerimos que cada detalhe e idéia, desde a concepção até a implementação, sejam anotadas em caderno de laboratório. É indispensável que o projeto seja acompanhado do planejamento dos testes. Testes deverão ser realizados de forma exaustiva para se garantir que o projeto está correto. Dessa maneira, ao se implementarem as soluções planejadas, os testes correspondentes (previamente planejados) serão aplicados para verificação. Implemente e teste pequenas porções do projeto maior. Lembre-se que embora tedioso, esse processo — consistente e sistemático — é a chave de uma implementação bem sucedida. Esses pequenos detalhes é que fazem a diferença! Os trabalhos práticos foram projetados de tal maneira a preparar para a competição final, que consistirá da integração dos diversos subsistemas de hardware (estrutura mecânica, sensores, atuadores) e software (controle do robô). Esses trabalhos serão realizados em grupo e deverão ser apresentados conforme instruções constantes na página do curso. Todos os membros do grupo deverão estar presentes na apresentação de cada trabalho prático. A participação individual de cada membro será avaliada.
Esse deverá ser o seu companheiro de todas as horas. Sugere-se que cada aluno tenha o seu próprio caderno. Recomenda-se fortemente que o caderno seja pequeno, tipo brochura (não deve ser espiral), de capa dura e com cerca de 80 páginas. Nele serão anotadas idéias de mecanismos, estratégias, algoritmos, etc. Figuras, fotos, gráficos e tabelas obtidos de calibração de sensores, podem ser colados diretamente nas páginas do caderno. Apesar do caderno não ser avaliado, a sua utilização é fortemente recomendada.
A competição será divulgada oportunamente. O projeto consistirá na construção de um robô móvel autônomo. A estrutura mecânica dos robôs será implementada com componentes da LEGO, e a parte eletrônica com micro-controladores e outros componentes eletrônicos. Esses robôs serão desenvolvidos em grupos de no mínimo 3 e no máximo 4 alunos. No dia da competição, cada grupo fará uma apresentação oral do seu robô, com poucas (~3) transparências, contendo:
A documentação, que faz parte integrante do projeto e também será avaliada, estará contida na página que cada grupo irá manter ao longo do curso. Cada grupo terá um login e uma senha que poderá utilizar para editar a respectiva página neste wiki. As atividades de cada semana deverão estar disponíveis a cada segunda-feira pela manhã. Um dos links da página deverá apontar para um arquivo compactado (.zip) contendo o “back-up” completo e atualizado da própria página. Cada grupo deverá ter um nome, pelo qual o seu robô também será conhecido. Toda a evolução do seu projeto deverá ser documentada com fotos digitais a serem incorporadas na página do grupo. Essas imagens deverão mostrar detalhes construtivos em close-up. A página deverá conter uma foto dos membros do grupo.