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Robô Tocha

O quarto robô desenvolvido pelos componentes do Quarteto é o Robo Tocha. Como o robô Beagle McCluskey, possui sistemas de aquisição de dados e deve tomar decisões baseadas nas informações, inclusive de toque. Porém tem uma estrutura modificada de forma a permitir andar de forma mais eficiente que o Beagle McCluskey. O grupo agora se prepara para a grande batalha final.

Objetivos

Os objetivos do trabalho prático incluem a maior familiarização com os sensores ópticos e de toque, além do desenvolvimento de heurísticas e técnicas de controle. Novamente, os conhecimentos como montagem de sensores e montagem de estruturas em lego são aperfeiçoados.

Tarefas a serem realizadas pelo robô

O software desenvolvido para a HandyBoard deve permitir ao robô:

  1. Seguir parede utilizando um sensor óptico e um controle básico de “Wall Folling” do tipo “Gentle Turn”;
  2. Andar em Linha utilizando shaft-encoders, construídos com base em sensores break-beam, e um controle PI;
  3. Iniciar Automaticamente quando uma luz forte for emitida por um orifício no campo, sobre o qual o robô deve ser posicionado;
  4. Orientar-se com Sensores de Toque para que ele possa confirmar sua orientação no campo.

O Robô possui um sistema de emergência com uma parada no modo manual, caso seja necessário parar com as operações do mesmo, basta clicar no botão de emergência “stop”

Decisões de Projeto e Funcionamento

Etapas de desenvolvimento

Dificuldades encontradas e Soluções Propostas

Fotos

Documentação

relatorio_tp3.pdf

Código

tp3.rar