Trabalho Prático 0

23 de agosto

Fizemos uma reunião no laboratório de Robótica no intuito de testar um robô que funcionaria com um esquema de engrenagens de um trem com o acréscimo de pernas. O trem consiste em várias rodas, uma com tração do motor que é ligada às outras através de hastes rígidas.

Portanto a idéia inicial para o robô era usar o motor para rodar uma engrenagem ligada a outra através de uma haste rígida e usar essa haste rígida como base para construir um pé para o robô. Dessa forma, a haste, e por sua vez o pé, faria um movimento circular e o robô caminharia, ora apoiando-se no pé, ora no seu próprio corpo.

O experimento foi um desastre, pois as engrenagens não giravam juntas. Decidimos, então, usar engrenagens como base para os pés e usar quatro pés. A idéia do movimento, no entanto, permaneceu a mesma.

O problema agora era construir uma caixa de engrenagens que transportasse a potência do motor a todas engrenagens de maneira uniforme. Além disso, tomamos o cuidado de usar a mesma caixa de engrenagens para reduzir a velocidade angular sobre as engrenagens-base para os pés e, ao mesmo tempo, aumentar o torque do robô.

Esse experimento também não funcionou como esperávamos. Tentamos ainda criar uma versão mais compacta e fazendo mais reduções. Essa versão também não funcionou. Por tanto, resolvemos voltar para casa e tentar outro dia.

28 de agosto

Hoje o projeto foi finalizado. O robô é um bipede apelidado de Pato Biônico. Segue fotos do Pato Biônico em sua primeira aventura silvestre:

pato1.jpg

O poderoso Pato Biônico ultrapassando todos os obstáculos e caminhos rochosos.

pato2.jpg

O Pato Biônico em sua posição de ataque.

pato3.jpg

Para o alto e avante! Esse Pato Biônico ultrapassa qualquer barreira!

pato5.jpg

pato4.jpg

Pato Biônico sobrepondo uma barreira de nível!

Veja o Pato Biônico em ação no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=JUtN0crGoEg

Relatório

Relatório em PDF