O deslocamento determinístico do robô, bem como sua exata localização no ambiente é extremamente importante para uma navegação desejada. Neste trabalho prático a utilização de sensores do tipo break-beam para a construção do shaft-encoders será de extrema importância para tal desenvolvimento.
Os objetivos deste trabalho prático são:
1. Sensores Ópticos
Utilizamos um potenciômetro e um ohmímetro para desenvolver esta atividade. Colocamos o potenciômetro em paralelo à carga (resistência 47k + sensor) e variamos seu valor, lendo constantemente o valor dado pelo sensor. Concluímos que a resistência que melhor se ajustou foi uma equivalente à resistência da carga, ou seja, aproximadamente 47k. Isso pode ser explicado pelo teorema da máxima transferência de potência, onde a potência máxima transferida para uma carga, em paralelo a um circuito eletrônico, se faz quando a resistência da carga é a mesma da resistência equivalente do circuito.
Sabendo que V=5 – 2 =3 volts e que R=330 ohms temos: V=RI I = 3/330 I = 9,1 mA
Sabendo que a handyboar consegue drenar até 100 mA de corrente para cada canal e, sendo os LEDs dispostos em paralelo, o número total de LEDs será: Num = 100 / 9,1 Num = 10 LEDs
2. Simple Feedback Control
Para o desenvolvimento deste exercício implementamos os algoritmos Gentle-Turn, Hard-Turn, Three-State e Progressive propostos no livro. Os códigos podem ser vistos a seguir.
/* Funcoes andar Parede */
void andarParedePogressive() {
int sensor; while(1) { sensor = analog(SENSOR_PAREDE); if (sensor < 50) { //Virar Direita POTENCIA_MOTOR_ESQ = 20; POTENCIA_MOTOR_DIR = 50; potenciaMotor(); } else if(sensor > 150){ //Virar Esquerda POTENCIA_MOTOR_ESQ = (int)(50.0*(1.0+((float)(sensor-150)/255.0))); POTENCIA_MOTOR_DIR = (int)(50.0*(1.0-((float)(sensor-150)/255.0))); potenciaMotor(); } else { //Reto POTENCIA_MOTOR_ESQ = 50; POTENCIA_MOTOR_DIR = 50; potenciaMotor(); } }
}
void andarParedeThreeState() {
int sensor; while(1) { sensor = analog(SENSOR_PAREDE); if (sensor < 50) { //Virar Direita POTENCIA_MOTOR_ESQ = 20; POTENCIA_MOTOR_DIR = 50; potenciaMotor(); } else if(sensor > 150){//Virar Esquerda POTENCIA_MOTOR_ESQ = 50; POTENCIA_MOTOR_DIR = 20; potenciaMotor(); } else { //Reto POTENCIA_MOTOR_ESQ = 50; POTENCIA_MOTOR_DIR = 50; potenciaMotor(); } }
}
void andarParedeHard() {
while(1) { if (analog(SENSOR_PAREDE) < 100) { //Virar Direita POTENCIA_MOTOR_ESQ = 0; POTENCIA_MOTOR_DIR = 80; potenciaMotor(); } else { //Virar Esquerda POTENCIA_MOTOR_ESQ = 80; POTENCIA_MOTOR_DIR = 0; potenciaMotor(); } }
}
void andarParedeGentle() {
while(1) { if (analog(SENSOR_PAREDE) < 100) {//Virar Direita POTENCIA_MOTOR_ESQ = 0; POTENCIA_MOTOR_DIR = 40; potenciaMotor(); } else { //Virar Esquerda POTENCIA_MOTOR_ESQ = 40; POTENCIA_MOTOR_DIR = 0; potenciaMotor(); } }
}
A diferença básica entre o Hard Turn e o Gentle Turn é que o segundo se movimenta mais suave enquanto se desloca lateralmente à parede. Os outros dois algoritmos se comportam melhor no deslocamento, já que possuem um estado a mais.
3. Controle PD
Para desenvolver o controle utilizamos dois encoders, um para cada roda, de modo que pudessem contar o número de pulsos gerados pela rotação das mesmas. A lógica neste ponto foi definir o setpoint de operação com o valor nulo, de modo que a diferença entre a contagem dos pulsos fosse nula, ou seja, que o giro de uma roda acompanha-se o giro da outra. Os encoders a princípio deveriam ficar nas próprias roda, de modo a contar exatamente os giros destas, porém essa contagem se daria em uma frequência baixa, o que atrapalharia o controle, logo, os encoders foram acoplados em engrenagens com reduções menores. O controlador implementados foi um PD (Proporcional+Derivativo), uma vez que a parte derivativa era de fácil obtenção, já que era relacionada às velocidades de rotação das rodas. Os ganhos do controlador foram determinados empiricamente, de acordo com o conhecimento em teoria de controle e controladores PIDs.
4. Controle Deliberativo
A implementação do algoritmo wavefront foi feita com a finalidade de fazer o robô navegar em um plano cartesiano, de um ponto a outro do plano, sem trombar nos obstáculos com localizações já conhecidas. O plano cartesiano foi dividido um uma matriz de dez por dez, onde cada unidade da matriz era uma unidade do plano. O deslocamento do robô, para uma unidade do plano cartesiano, era de trinta centímetros. Para a navegação foram definidos, já na handyboard, os pontos inicial e final do robô, além do número de obstáculos e da posição destes no plano. O robô passeava pelo plano, desviando dos obstáculos, até chegar à posição final determinada. O código pode ser visto a seguir.
/* Mapa contendo os obstaculos do ambiente */
int map[X_DIM][Y_DIM];
/* Pose = posicao (x y) + orientacao */
/* posicao (x,y) atual + orientacao (N / S / L / O) */ int pose_atual[3]; /* posicao inicial */ int pose_inicial[3]; /* posicao final desejada (ignorar a orientacao) */ int pose_desejada[3];
/* Variaveis extras */
int fifo[100][2]; int indice = 0; int indice2 = 0;
/* Esta funcao deve fazer o seu robo andar 1 unidade de distancia para frente e tambem deve atualizar a variavel pose_atual, de acordo com a orientacao atual */
void goAhead() {
if (pose_atual[2] == LESTE) pose_atual[0]++; if (pose_atual[2] == NORTE) pose_atual[1]++; if (pose_atual[2] == OESTE) pose_atual[0]--; if (pose_atual[2] == SUL) pose_atual[1]--; andar(PULSOS_DISTANCIA_30CM, FRENTE); ao();
}
/* Esta funcao deve fazer o seu robo girar 90 graus para a esquerda e tambem deve atualizar a variavel pose_atual */
void turnLeft() {
pose_atual[2] += 90; if (pose_atual[2] == 360) pose_atual[2]= 0;
andar(PULSOS_VIRAR_90GRAUS, ESQUERDA); ao();
}
/* Esta funcao deve fazer o seu robo girar 90 graus para a direita e tambem deve atualizar a varivael pose_atual */
void turnRight() {
pose_atual[2] -= 90; if (pose_atual[2] == -90) pose_atual[2]= 270; andar(PULSOS_VIRAR_90GRAUS, DIREITA); ao();
}
void push(int x, int y, int valor) {
if (x >= 0 && x < X_DIM && y >=0 && y < Y_DIM && map[x][y] == 0) { //printf("fifo[%d] <= [%d %d]\n", indice, x, y); map[x][y] = valor; fifo[indice][0] = x; fifo[indice][1] = y; indice++; }
}
void pop(int *x, int *y) { x = fifo[indice2][0]; y = fifo[indice2][1]; indice2++; }
/* Esta funcao deve calcular o mapa de distancias usando o algoritmo wavefront. A variavel map deve conter as distancias entre o ponto final e inicial ao final da sua execucao */
void calculaWaveFront() {
int x,y; int i,j; int stop = 0; for (i = 0; i < X_DIM; i++) { map[i][0] = MAX; map[i][Y_DIM - 1] = MAX; } for (j = 0; j < Y_DIM; j++) { map[0][j] = MAX; map[X_DIM- 1][j] = MAX; } push(pose_desejada[0], pose_desejada[1], 1); x = pose_desejada[0], y = pose_desejada[1]; while (!stop) { pop(&x , &y); push(x, y - 1, map[x][y] + 1); push(x, y + 1, map[x][y] + 1); push(x + 1, y, map[x][y] + 1); push(x - 1, y, map[x][y] + 1); if (x == pose_inicial[0] && y == pose_inicial[1]) stop = 1; } for (j = 0; j < Y_DIM; j++) for (i = 0; i < X_DIM; i++) if (map[i][j] == 0) map[i][j] = MAX;
}
/* Esta funcao deve retornar a direcao que o robo deve seguir para sair do quadrante atual para chegar ate o proximo quadrante, obedecendo o mapa criado pelo algoritmo wavefront */
int calculaDirecao() {
int x, y, xa, ya, xl, yl, xr, yr; x = pose_atual[0]; y = pose_atual[1]; xa = x; xl = x; xr = x; ya = y; yl = y; yr = y; if (pose_atual[2] == LESTE) { xa = x + 1; yl = y + 1; yr = y - 1; } if (pose_atual[2] == NORTE) { ya = y + 1; xl = x - 1; xr = x + 1; } if (pose_atual[2] == OESTE) { xa = x - 1; yl = y - 1; yr = y + 1; } if (pose_atual[2] == SUL) { ya = y - 1; xl = x + 1; xr = x - 1; } if (map[xa][ya] < map[x][y]) return FRENTE; if (map[xl][yl] < map[x][y]) return ESQUERDA; if (map[xr][yr] < map[x][y]) return DIREITA;
}
/* Imprime o mapa na tela. util para realizar a depuracao (so funciona no PC). */
void printMap() {
int i, j; for (j = 0; j < Y_DIM; j++) { for (i = 0; i < X_DIM; i++) { printf("%3d ", map[i][j]); } printf("\n"); }
}
void escolhePosicao() {
int posicao; pose_inicial[0] = getKnob("X inicial: ", X_DIM); pose_inicial[1] = getKnob("Y inicial: ", Y_DIM); pose_atual[0] = pose_inicial[0]; pose_atual[1] = pose_inicial[1]; pose_desejada[0] = getKnob("X desejado: ",X_DIM); pose_desejada[1] = getKnob("Y desejado: ",Y_DIM);
}
void escolheMapa() {
int x, y; int n, i; n = getKnob("Numero de obstaculos: ", 20); for (i = 0; i < n; i++) { x = getKnob("X obstaculo: ",X_DIM); y = getKnob("Y obstaculo: ",Y_DIM); map[x][y] = MAX; }
}
int wavefront() {
int direcao; int stop = 0; printf("Wavefront\n"); msleep(1000L); escolhePosicao(); escolheMapa(); pose_inicial[2] = 0; printf("Comecando em [%d %d], alvo: [%d %d]\n", pose_inicial[0], pose_inicial[1], pose_desejada[0], pose_desejada[1]); calculaWaveFront(); //printMap(); while (!stop) { direcao = calculaDirecao(); if (direcao == ESQUERDA) turnLeft(); if (direcao == DIREITA) turnRight(); goAhead(); printf("Estou em [%d %d]\n", pose_atual[0], pose_atual[1]); /* Verifica se ja chegou no alvo*/ if (pose_atual[0] == pose_desejada[0] && pose_atual[1] == pose_desejada[1]) stop = 1; } return 1;
}