WANDO não apresentou modificações mecânicas em relação ao último trabalho. Apenas os shaft encoders foram adicionados em um eixo secundário do robô, diferente do eixo da roda. Esse eixo girava a uma velocidade mais rápida do a roda, porém ainda a uma velocidade mais baixa do que a ideal. em relação ao barulho do motor esquerdo, ele continuou nesse TP. O grupo ainda não identificou a causa do problema, talvez seja o próprio motor sozinho. No próximo TP tentaremos resolver de uma vez por todas.
Durante a execução do trabalho prático, alguns desafios surgiram:
Quando a HandyBoard é ligada, a tela LCD exibe o nome do robô (Wando) e TP3. Depois, é possível selecionar, com a utilização do knob e do botão start, a opção desejada. O botão stop volta ao menu. As opções novas são:
Vários testes foram executados, a fim de se medir a a eficiencia dos algoritmos executados de seguir parede.
O código em IC encontra-se aqui :cursos:introrobotica:2007-2:grupo1:tp3robotica.zip
WANDO foi bastante eficiente em relação aos outros grupos no quesito WaveFront. Ao seguir a parede, foi apenas mediano, porém ainda assim conseguiu completar o percurso sem ALGUM problema. No WaveFront, WANDO foi bastante deterministico, eficiente e rápido, com curvas perfeitas e posição final idem. Esse TP foi bastante importante porque nos proporcionou um nível a mais de integração de WANDO com o ambiente, através do shaft enconder. Com isso, foi possivel não só comandar WANDO para uma posição mas também ter um feeddback para ver se de facto ele foi para lá e, a a partir disso, escolher qual a ação de controle cabível no momento.
As respostas das questões do livro propostas na especificação estão no pdf abaixo: