Tabela de conteúdos

Voltar para página anterior

Trabalho Prático 0

Objetivo

Montar um robô que ande 30 centímetros sem o uso de rodas.

Decisões e desenvolvimento

No início da execução do trabalho prático, foi decidido que Wando iria utilizar duas pernas. A intenção era que elas levantassem Wando e o empurasse para a frente. Até chegar a este protótipo, fizemos dois robôs: o primeiro se assemelhava a um dançarino, pois ao tentar andar ele sapateava freneticamente na pista enquanto suas peças voavam, e o segundo, maior e mais consistente, conseguia se locomover mas tinha pouco atrito com o chão. Dessa forma, ele deslizava muito no mesmo lugar e andava pouco. Ao final do dia, chegamos ao robô 0.5 exibido na foto.

Na segunda reunião do grupo, chegamos ao consenso de que o movimento estava muito brusco e precário, já que toda a lógica consistia em dar pequenos “pulos”. Buscamos então um novo conceito. Depois de discutirmos por um determinado tempo, ficou decidido que a melhor opção seria montar Wando com seis pernas, já que tal configuração proporcionaria maior estabilidade. Ao longo do processo, várias configurações de tamanho de perna, amplitude do movimento, foram testados, até que chegamos à configuração atual, que se mostrou bastante consistente quanto à sua movimentação. Wando só encosta 3 pernas no chao ao mesmo tempo. E, como diria meu antigo professor de matematica, “cadeira de 3 pernas não balança”.

Desafios

Durante a execução do trabalho, encontramos dois desafios principais:

Multimídia

Vídeos de WANDO no YouTube

Versão 0.5, do dia 24 de agosto:
Versão 0.5 - Foto 2Versão 0.5 - Foto 1
Versão 1.0, do dia 27 de agosto:
Versão 1.0 - Foto 2Versão 1.0 - Foto 3Versão 1.0 - Foto 1

Conclusão

A versão final de Wando só foi possível após diversos projetos de robô frustrados. A versão com 2 pernas conseguia se locomover, mas era ineficiente e não inspirava confiança em seus movimentos frenéticos. Com 6 pernas, a versão final possui uma mecânica muito mais robusta, não deslizando em superfícies planas comuns. Um maior equilíbrio foi possível devido ao maior número de pernas. Os movimentos se tornaram mais controlados e rápidos e Wando praticamente não “cambaleia” ao andar. Apesar da versão 0.5 conseguir andar a distância estipulada dentro do limite de tempo, a baixa eficiência dessa versão nos motivou a reconstruir totalmente o robô. O resultado final foi bastante satisfatório e esperamos que Wando cumpra sua tarefa sem grandes problemas.

Relatório em PDF