Tabela de conteúdos

Relatório

Montagens

Uma das maiores dificuldades encontradas pelo grupo foi na montagem dos sensores, principalmente ao trabalharmos com soldagem. Isto atrasou o andamento do trabalho significativamente, visto que 3 sensores estragaram (defeito de funcionamento, queima do led e quebra de uma perna). Em relação à montagem de lego, já passamos da 6ª montagem e ainda não está bom. O maior problema é a caixa de redução, que está com muita fricção entre as engrenagens e bastante folga. Apesar disso, a montagem foi razoável para realizarmos este trabalho, mas haverá modificações para o próximo TP.

Sensor Ótico

De acordo com a montagem do livro, colocamos no lugar de Rload o potenciômetro e fomos diminuindo sua resistência de 330 ohms gradativamente. Para cada valor de resistência, o objetivo era obter as distâncias do sensor ao anteparo que faziam o valor do sensor mostrado na HandyBoard ser igual a 30 (para a distância mais próxima) e 200 (para a distância mais longe).
Abaixo, mostramos o valor destas duas distâncias (perto e longe) para cada valor de Rload:

Para Rload = 330 ohms:
Distância perto = 10 mm
Distância longe = 19 mm

Para Rload = 280 ohms:
Distância perto = 11 mm
Distância longe = 21,5 mm

Para Rload = 230 ohms:
Distância perto = 12,5 mm
Distância longe = 23 mm

Para Rload = 170 ohms:
Distância perto = 13 mm
Distância longe = 25 mm

Observamos que quanto menor a resistência Rload, maior é a faixa de valores captadas pelo sensor. Tendo em vista esta observação, utilizaremos para esta prática a menor destas resistências disponível no laboratório, que é a de 230 ohms.

Programas

Inclui todos os programas utilizados neste trabalho.
Programas