====== Parallel Minds ====== ===== Integrantes =====
  • Alberto de Sá Cavalcanti de Albuquerque
  •   alberto@dcc.ufmg.br
  • Diogo Alves Araújo
  •   diogoaa@dcc.ufmg.br
  • Mateus Andrade Rezende
  •   mandrade@dcc.ufmg.br
  • Samir Palumbo Khalifa
  •   khalifa@dcc.ufmg.br
===== Trabalhos Práticos ===== ==== TP1 ==== O primeiro trabalho teve como objetivo a familiarização dos alunos com a construção de um robô feito de lego e com o controle dele através da programação da handy board. Assim, o objetivo do trabalho inicial foi a montagem de um robô que desenhasse, sobre uma cartolina, três círculos e três quadrados sobrescritos. Além disso, foi pedida a realização de alguns exercícios do livro texto. [[http://www.verlab.dcc.ufmg.br/cursos/introrobotica/2011-2/grupo04/tp1|Documentação TP1]] ==== TP2 ==== Nesse segundo trabalho, o foco principal foi na utilização de sensores. Adquirimos conhecimentos que nos permitissem a construção, avaliação e processamento dos sinais medidos fornecidos pelos sensores. Tais sinais foram utilizados em algumas tarefas realizadas pelo robô. [[http://www.verlab.dcc.ufmg.br/cursos/introrobotica/2011-2/grupo04/tp2|Documentação TP2]] ==== TP3 ==== O terceiro trabalho consistiu na adaptação do robô para que conseguisse atirar uma bola em direção a uma fonte de luz polariazada, para que se deslocasse com sucesso, de maneira autônoma, em um campo de obstáculos conhecido, e para que possuisse uma trava que parasse o seu funcionamento após sessenta segundos de execução. [[http://www.verlab.dcc.ufmg.br/cursos/introrobotica/2011-2/grupo04/tp3|Documentação TP3]] ==== TP Prévia ==== Neste trabalho o robô foi preparado para as diversas tarefas a serem realizadas na competição de final de curso. Após diversas mudanças estruturais completas, feitas em decorrência da alteração constante das regras da competição, estabeleceu-se uma estrutura composta por: shaft encoders, sensores de luz ambiente, sensores de luz polarizada, sensores de luz de partida, desligamento após 60 segundos, leitores de cor do bloco, uma garra e uma catapulta dupla. A estratégia adotada para a competição consistiu em, após feita a calibração inicial, que armazena o valor da luz ambiente e orienta o robô em relação à luz polarizada oposta à sua posição, andar em linha reta até se chegar à base da ponte, para em seguida disparar a dupla catapulta, num total de quatro bolas.[[http://www.verlab.dcc.ufmg.br/cursos/introrobotica/2011-2/grupo04/tp4|Documentação TP Prévia]] ===== Referências ===== MARTIN, Fred G. //Interactive C User's Guide// MIT Media Laboratory. Manual Edition 0.9. 1997.\\ MARTIN, Fred G. //Robotic Explorations: An Introduction to Engineering Through Design//. Prentice Hall; ISBN: 0-130-89568-7. \\ MARTIN, Fred G. //The Handy Board Technical Reference//. at http://handyboard.com/oldhb/techdocs/hbmanual.pdf \\ MARTIN, Fred G. //The Art of LEGO Design//. Journal for Robot Builders, volume 1, number 2. March 15, 1995\\ //"I do not fear computers. I fear the lack of them." Isaac Asimov// ((Isaac Asimov escreveu, dentre outras coisas interessantíssimas, as [[http://en.wikipedia.org/wiki/Three_Laws_of_Robotics|três leis da robótica]]. Tais leis impedem que os robôs consigam subjulgar a humanidade.))