====== Página do Grupo 4: Companhia da Gambiarra ====== ===== O Robô: Joseph Climber CAMPEÃO DA COMPETIÇÃO!!! ===== **Joseph Climber**, o homem, a máquina, o mito agora também o campeão. ==== Introdução ==== **Joseph** é um exemplo de perseverança para todos, e prova "viva" de que nunca devemos desistir diante dos obstáculos, pois todos sabem que a vida é uma caixinha de surpresas, e que muitas vezes podemos ficar chateados, desmotivados, sem vontade de cantar uma bela canção... Mas como já diria uma famosa frase popular: POR DEUS esse é **Joseph Climber**!!! Quem ainda não conhece essa lenda "viva", veja agora um vídeo da história de **Joseph** na internet: [[http://www.youtube.com/watch?v=tYCM45rLdaw|História verídica de Joseph Climber]] Não deixe de ver também dois videos de partidas em que o Joseph resolveu funcionar direito (ele é bastande tímido e funcionou bem em poucas partidas, mas ganhou mesmo assim). http://www.youtube.com/watch?v=JgtJ3ADy4hg http://www.youtube.com/watch?v=99kxHvp7wHE E temos certeza que mesmo durante um belo dia de sol em que todo resto dê errado, **Joseph Climber** poderá ganhar a vida como um feliz e bem sucedido: peso para papéis... ==== Especificações ==== === Software === O grupo **Companhia da Gambiarra** é orgulhosamente o único grupo que desenvolveu todo o projeto de software do robô utilizando a técnica [[http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG|POG]] ou seja [[http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG|Programaçao Orientada a Gambiarras]], estilo o qual derivou o nome ao grupo. Este impressionante estilo de programação deu a **robustês** neceessária para o projeto, aliado a um padrão similar de construção de hardware. A listagem completa do código utilizado pelo robô para a competição e sua descrição será colocada aqui assim que a competição terminar. === Hardware === Joseph compete munido de uma [[http://www.handyboard.com/|Handyboard]] que possui como processador o **Motorola 68HC11** (2 MHZ 32K de memória), ou seja tecnologia **confiável** e **robusta** (especialmente quando se usa threads na programação), 2 motores entítulados carinhosamente de **"M1"** e **"M2"** (nunca sabemos qual eh qual), 3 sensores do tipo **LDR**, 2 **encoders**, e é claro 2 **leds "cintilantes"** que além de servir para deixar o fator de luz do robo independente do meio, deixam-o com um aspecto muito mais **"irado"**. === Montagem === Muitas vezes ridicularizado pelo tamanho de sua parte superior, quando apelidado de "robô-plataforma", Joseph nunca foi muito chamativo entre os seus "irmãos" e sempre viveu a sombra dos trabalhos práticos. Mas com a montagem de sua nova frente (formato caminhão de lixo) a coisa mudou! Todos os olhos se voltaram para esta nova máquina, que apenas por causa do seu topo "avantajado", foi possivel transformá-lo nesta **"herói levantador de blocos"**. A lição nisto tudo? Muito simples: "a vida... é uma caixinha de surpresas!!". ==== Criação ==== A idéia do modelo original de Joseph foi desenvolvida por Guilherme Griffo (nosso lego wizard!) que desde o primeiro encontro já possuia uma base e redução de lego prontas! Coube a Daniel com uma incrível habilidade com fogo (e pequenas músicas aleatórias) utilizar de um termo-retrátil para criar nossos motores m1 e m2. Enquanto isso eu (Gabriel) utilizei da minha (incrivel) habilidade de contar piadas sem graça, pentelhar e ter péssimas idéias, apenas desesperava pois nosso handy board não funcionava... mas isso foi resolvido. Com a handy board funcionando, uma nova reforçada versão de Joseph, nosso robô ganhava "vida" com o ainda experimental nome de "Pirata Natalino" (idéia minha claro!!). Finalmente foram feitas as medidas e finalizações na construção de Joseph, além de decidir os nomes oficiais para o robô e o grupo. Após uma série de trabalhos práticos Joseph foi modificado inúmeras vezes, recebeu sensores e encoders, tornando-o cada vez mais robusto. No final foi necessária uma nova montagem para a prévia da competição, tinhamos de ter um modelo que carregasse blocos. Daí surgiu a idéia de uma "porta" que regularia a entrada de blocos. Mas feita a entrada, verificamos que ela podia ser útil também para levantar blocos, assim mudamos o modelo da frente do robô, adaptando a nova idéia. Assim foi criado o modelo final de Joseph Climber. ==== Apresentação da Competição ==== [[http://www.filefactory.com/file/74100f/|Apresentação]] ==== Código ==== Finalmente o código utilizado pelo robô no campeonato (lembre-se, está todo escrito em [[http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG|POG]]): [[http://www.filefactory.com/file/6bf0ae/|Código]] ==== Trabalhos Práticos ==== [[http://www.filefactory.com/file/66e630/|TPS do curso.]] ===== Sobre o Grupo Companhia da Gambiarra ===== ==== Contato ==== Guilherme Griffo Goes - 2003015951 - ENG. CONTROLE E AUTOMAÇÃO Email: Richard Maxwell Pereira - 2002040537 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Email: Trancou matrícula - (sorte dele n teve de aguentar agente por 4 meses!!!!) Daniel Polatscheck de Abreu - 2002015907 - ENG. CONTROLE E AUTOMAÇÃO Email: Gabriel Caires Silva - 2004047172 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Email: ---- Pagina em construção...