====== Grupo 2 ====== Membros do grupo: * Bruno Pontes Soares Rocha * Rone Ilidio da Silva ==== Artigo do seminário ==== {{:cursos:arquitetura:2006-2:grupo2:ac.pdf|GPUs - Graphic Processing Units}} === Tema do seminário: === Nosso seminário será sobre GPU (Graphics Processing Unit), que são dispositivos dedicados ao processamento de elementos gráficos em computadores pessoais, consoles para jogos e, atualmente, até em dispositivos móveis como celulares e PDA’s. Será apresentado um histórico sobre a evolução desses componentes, uma visão geral sobre sua arquitetura, uma análise sobre desempenho e um estudo mais especifico sobre uma determinada GPU. === Graphic Processing Units (GPUs) - Tópicos Abordados: === * Propósito * História * Arquitetura * Desempenho * Estudo de caso: Um processador específico da nVidia ou ATI (ainda a definir) == Estrutura do artigo: == **História** Iremos abordar um pouco da história e motivação da criação das GPUs. Porque elas foram concebidas e para quê. As necessidades e avanços tecnológicos que incentivaram e impulsionaram o avanço dessa tecnologia. * http://en.wikipedia.org/wiki/Graphics_processing_unit **Visão geral** Uma visão do propósito e do funcionamento básico de uma GPU padrão. Como elas funcionam, como interagem com a CPU, como é feito código para elas. * http://graphics.cs.ucf.edu/gpuseminar/seminar1.ppt * http://www.tomshardware.com/2006/07/31/graphics_beginners_2/index.html * http://www.scan.co.uk/tekspek/view.asp?a=38&p=1 * [[http://developer.download.nvidia.com/GPU_Programming_Guide/GPU_Programming_Guide.pdf|GPU Programming Guide]] **Shaders** Uma ênfase maior nos pixel e vertex shaders, presentes na maioria das GPUs atuais. Essas tecnologias se tornaram fundamentais para o desenvolvimento de GPUs cada vez mais rápidas. * [[http://developer.nvidia.com/attach/6464|GDC 2001 -- Texture Shaders]] * [[http://developer.nvidia.com/attach/6514|GDC 2001 -- DX8 Pixel Shaders]] * [[http://developer.nvidia.com/attach/6677|Introduction to DX8 Pixel Shaders]] * [[http://developer.nvidia.com/attach/6690|Introduction to DX8 Vertex Shaders]] * [[http://developer.nvidia.com/attach/6543|Introduction to Vertex Shaders]] **Arquitetura** Baseando-se em 3 GPUs da nVidia de gerações diferentes (GeForce 256, GeForce 3 e GeForce 6), podemos detalhar suas arquiteturas até onde os segredos de indústria permitirem. Uma comparação e detalhamento da evolução será feito. * [[http://www.cs.swan.ac.uk/~csmora/Courses/CS_307/CGII-4.pdf|Computer Graphics 2 Lecture 4: GPU Programming - Dr. Benjamin Mora]] * [[http://download.nvidia.com/developer/presentations/2004/6800_Leagues/6800_Leagues_OpenGL_exts.pdf|GeForce 6 Series OpenGL Extensions (With GeForce 6 ISA!)]] * [[http://www.win.tue.nl/~wstahw/2IV40/pipeline2.pdf|The Graphics Rendering Pipeline]] * [[http://developer.nvidia.com/attach/6781|GeForce 256 - Industry's First GPU]] * [[http://developer.nvidia.com/attach/6420|GeForce 3]] * [[http://download.nvidia.com/developer/GPU_Gems_2/GPU_Gems2_ch30.pdf|GeForce 6]] **Memória** Um pequeno estudo evidenciando os sistemas de memória utilizado por GPUs. Por ser um sistema externo à GPU em si, essa seção será reduzida, explicitando as idéias fundamentais. **Desempenho** Um estudo apontando principais formas de medir desempenho de GPUs, além de como determinados aspectos arquiteturais impactam neste desempenho. * http://www.tomshardware.com/2006/08/08/graphics_beginners_3/index.html